A Universidade do Porto acaba de conquistar – através das suas unidades de investigação e desenvolvimento e de projetos nos quais colabora – 140 bolsas de iniciação à investigação, criadas no âmbito do programa “Verão com Ciência”, da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Ao todo são mais de 48 mil euros, a aplicar em atividades de investigação e desenvolvimento, a desenvolver por estudantes do ensino superior, sob orientação de docentes e investigadores.

Entre as unidades de investigação selecionadas com mais bolsas e financiamento atribuído estão o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), com 14 bolsas, o Laboratório de Engenharia de Processos – Ambiente – Biotecnologia e Energia (LEPABE), com 8 bolsas e o Centro de Sistemas e Tecnologias (SYSTEC), com quatro bolsas. Foram também selecionados o Centro de investigação em Produção Agroalimentar Sustentável (GreenUPorto), com 3 bolsas, o Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP), e o Instituto de Física de Materiais Avançados – Nanotecnologia e Fotónica – Universidade do Porto, respetivamente com 2 bolsas.

A U.Porto faz também parte de outras unidades de investigação selecionadas, nomeadamente o Laboratório Associado para a Química Verde – Tecnologias e Processos Limpos (REQUIMTE), com 32 bolsas, o Laboratório Associado de Energia – Transportes e Aeronáutica (LAETA), com 22 bolsas, o Instituto de Telecomunicações (IT), com 18 bolsas, e o Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas (UCIBIO), com 13 bolsas.

Somam-se também o Instituto de Investigação em Design – Media e Cultura (7 bolsas), o Centro de Física das Universidades do Minho e do Porto(7 bolsas), o Laboratório de Processos de Separação e Reacção – Laboratório de Catálise e Materiais (LSRE-LCM) (6 bolsas) e os Instituto de Ciências da Terra (ICT) e Laboratório de Investigação em Design e Artes, cada um com uma bolsa.

Promover a investigação junto dos estudantes do ensino superior

Destinado apenas a unidades de investigação com classificação de “Bom, Muito Bom ou Excelente”, o programa “Verão com Ciência” vai permitir complementar as iniciativas de formação científica e oferecer estágios nas equipas de investigação selecionadas. O objetivo é promover uma cultura científica e tecnológica e difundir o conhecimento científico e técnico junto dos estudantes do ensino superior.

A Universidade do Porto está ligada a 34% dos projetos selecionados pela FCT. Ao todo, a Fundação para a Ciência e Tecnologia financia 418 bolsas de iniciação à investigação de 67 programas, representando um investimento total de 190 mil euros.