O Pelouro para a Promoção da Língua Portuguesa na Reitoria da Universidade do Porto vai comemorar esta quarta-feira, dia 5 de maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa, com um conjunto de iniciativas online abertas a toda a comunidade.

Com início marcado para as 14h00, via Zoom, a celebração vai iniciar com a intervenção do Pró-Reitor para a Promoção da Língua Portuguesa e a Inovação Pedagógica da U.Porto, João Veloso. Segue-se a apresentação da nova coleção da U.Porto Press – “Uma língua com vista para o mar. Estudos de Língua Portuguesa” – inteiramente dedicada à língua portuguesa.

Logo a seguir, a investigadora Raquel Matias (CIES-IUL; ISCTE-IUL) fará a apresentação do projeto de investigação-ação “Trovoada de Ideias: Inclusão Linguística-social dos Estudantes dos PALOP no Ensino Superior Português”. com o qual se pretende “contribuir para uma internacionalização mais eficiente e sustentável do sistema de ensino superior através da língua portuguesa”.

Finalmente, Fátima Silva, professora da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP) e responsável pelos cursos de Português / Língua Estrangeira da instituição,  abordará a aprendizagem e o ensino do Português como Língua Não Materna na Universidade, numa intervenção intitulada “Aprender e ensinar Português Língua Estrangeira na FLUP: oportunidades e desafios”.

A sessão pode ser acompanhada aqui.

Sobre o Dia Mundial da Língua Portuguesa

Com raízes no Dia da Língua Portuguesa e da Cultura, celebrado desde 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, o Dia Mundial da Língua Portuguesa foi instituído pela UNESCO a 25 de novembro de 2019.

Língua oficial de nove países e com mais de 265 milhões de falantes em todo o mundo, o português é mesmo o primeiro idioma a ter uma data oficial reconhecida por aquele órgão das Nações Unidas