É já no próximo dia 3 de junho que se assinala o Dia Mundial da Bicicleta. Neste âmbito, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e o Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) organizam, em parceria com várias instituições do Ensino Superior do polo da Asprela, um passeio de bicicleta pelo Parque Central da Asprela.

A decorrer entre as 12h30 e as 13h30, o passeio é aberto a toda a comunidade. Para participar no evento basta trazer bicicleta própria.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até ao dia 29 de maio.

Bicicleta para todos

Andar de bicicleta é uma prática que tem aumentado a nível mundial e está cada vez mais presente na vida quotidiana das comunidades universitárias como meio de transporte acessível, fácil e sustentável.

Na U.Porto, o CDUP-UP disponibiliza, desde 2018, um serviço de aluguer de bicicletas elétricas (U-Bike) a toda a comunidade académica da U.Porto. Com este projeto pioneiro, pretende-se que os estudantes – mas também os docentes, funcionários e investigadores – da Universidade possam mudar e melhorar o seu deslocamento diário para a instituição.

Foi precisamente para enaltecer as caraterísticas da bicicleta, enquanto meio de transporte acessível, sustentável e que favorece a preservação do meio ambiente e da saúde, que  a Assembleia Geral da ONU instituiu, em 2018, o Dia Mundial da Bicicleta.