A Universidade do Porto comemora este domingo, dia 22 de marçoo seu 109.º aniversário. E se as medidas para conter o surto da COVID-19 obrigaram ao cancelamento da sessão solene do Dia da Universidade, nem por isso a data deixará ser assinalada com pompa e circunstância. Foi nesse sentido que a U.Porto preparou uma festa de aniversário virtual, à qual toda a comunidade está convidada a juntar-se… à distância.

Mas vamos por pontos. Em vez de ter lugar no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto, a festa está marcada para o endereço up.pt/dia-uporto/. E se este ano não haverá o Cortejo Académico, protagonizado habitualmente pelos professores doutorados da Universidade, não faltam, porém, as intervenções – por escrito – do Presidente do Conselho Geral da U.Porto, Artur Santos Silva, do Presidente do Conselho de Curadores da U.Porto, Miguel Cadilhe, bem como de representantes dos estudantes e dos funcionários da U.Porto.

À “festa” do Dia da Universidade 2020 não faltam também a Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, na qualidade de oradora convidada, e o Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, com um discurso em que faz o habitual balanço do último ano na Universidade, perspetivando ao mesmo tempo o futuro próximo da instituição.

“Celebrar o extraordinário passado e o auspicioso futuro”

É, de resto, do Reitor a mensagem que abre o site da comemoração. Dirigindo-se a toda a comunidade académica, António de Sousa Pereira lembra, que apesar do cancelamento da Sessão Solene, “não podíamos deixar de assinalar o 109.º aniversário da nossa Universidade”.

“Recorremos, por isso, às tecnologias digitais para celebrar o extraordinário passado e o auspicioso futuro da U.Porto, homenageando a excelência dos nossos estudantes, docentes, investigadores e colaboradores”, justifica o Reitor.

Premiar o mérito

Cumprindo a tradição, a festa do Dia da Universidade 2020 é também o momento para reconhecer publicamente o mérito daqueles que, dentro da comunidade académica, mais se distinguiram ao serviço da instituição durante o último ano. É nesse grupo que se inclui Pedro Camanho, vencedor do Prémio de Excelência na Investigação Científica (que distingue o percurso científico de um investigador ou docente da Universidade).

Este ano, 25 estudantes serão ainda distinguidos com o Prémio de Cidadania Ativa (para quatro estudantes que se notabilizaram em atividades extracurriculares de cidadania) e com o Prémio Incentivo (para os 21 estudantes com melhor média de primeiro ano em cada faculdade, no ano letivo 2018/2019).

A U.Porto presta ainda homenagem aos professores jubilados ou reformados que se destacaram por altos serviços à instituição e que, por isso, vão continuar a colaborar com a Universidade. Em 2020, acedem ao grupo restrito de Professores Eméritos os docentes e investigadores Anne Marie Fontaine, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP), António Fernando Silva, da Faculdade de Ciências (FCUP), António Augusto Fernandes, Eugénio da Costa Oliveira e José Sarsfield Cabral, todos eles da Faculdade de Engenharia (FEUP).

Um pouco de história…

Apesar das suas origens remontarem ao século XVIII, a Universidade do Porto foi fundada oficialmente a 22 de março de 1911.

Atualmente, com 14 faculdades, 1 business school, 51 unidades de investigação, mais de 30 mil estudantes, 2500 docentes e investigadores, a U.Porto integra hoje o grupo das melhores universidades da Europa e do mundo, sendo procurada anualmente por milhares de estudantes de todo o globo.