A U.Porto e a recém-criada Câmara de Comércio Portugal-China PME (CCPC-PME) celebraram esta quinta-feira, dia 12 de novembro, um acordo de cooperação, tendo em vista o desenvolvimento conjunto de programas e iniciativas nos domínios científico, cultural e do recrutamento de estudantes chineses.

Através desta colaboração, que se prolongará pelos próximos dois anos, a U.Porto e a CCPC-PME comprometem-se igualmente a cooperar na “organização de eventos considerados de interesse mútuo junto da comunidade académica e comunidade Alumni ,com fundamento na internacionalização e aproximação dos povos”.

Criada oficialmente em maio passado, a nova Câmara de Comércio Portugal-China PME tem como missão dar apoio a PME’s (Pequenas e Médias Empresas) portuguesas interessadas em exportar e importar de e para a China.

Com sede na vila de Condeixa-a-Nova, e delegações em Lisboa, Porto e em várias províncias chinesas, a CCPC-PME está a trabalhar na criação de um fundo de investimento para os setores agroalimentar e do turismo, com um valor que pode chegar aos 30 milhões de euros.

A cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração decorreu na Sala do Conselho da Reitoria da Universidade do Porto e contou com a presença do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, e do Presidente da Câmara de Comércio Portugal-China PME, Y Ping Chow.

(Foto: U.Porto)