Uma comitiva da Universidade do Porto deslocou-se, no passado dia 25 de janeiro, a Yerevan, na Arménia, para participar na reunião de kick-off do AFISHE – Development of Aquaculture and Fisheries Education for Green Deal in Armenia and Ukraine: from Education to Ecology, um projeto de colaboração inovador, focado no desenvolvimento da formação em Aquacultura e Pesca na Arménia e na Ucrânia.

Com a duração de três anos e um financiamento global de cerca de 700.000 euros (cofinanciados pela União Europeia), este projeto tem como objetivo principal diminuir os impactos negativos no ambiente causados pela aquacultura e pescas naqueles dois países. Para tal, os parceiros envolvidos vão colaborar na criação e desenvolvimento de cursos de Mestrado em Aquacultura e Pescas, tendo por modelo programas bem sucedidos já em funcionamento na Europa.

Outra das vertentes do projeto passa pelo estabelecimento de uma rede de cooperação eficaz entre as universidades, as empresas e os centros de investigação envolvidos, segundo o conceito “da educação à ecologia”.

Prevista está igualmente a formação de um grupo de docentes arménios e ucranianos, que assegurarão, nos novos Mestrados a desenvolver ao abrigo do projeto, a docência especializada e o estabelecimento de novos laboratórios de estudo e investigação para apoio à aquacultura e pescas.

ICBAS na linha da frente

Na reunião inicial do AFISHE , que decorreu na capital arménia, a U.Porto esteve representada pelos docentes Augusto Faustino e Paulo Vaz-Pires, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), faculdade onde terão lugar as principais atividades do projeto em Portugal.

O projeto conta ainda com a colaboração de José Fernando Gonçalves, também docente do ICBAS, estando igualmente prevista a colaboração com outras faculdades e centros de investigação da U.Porto e empresas dos setores envolvidos.

Coordenado pela Armenian National Agrarian University (ANAU), o AFISHE reúne parceiros de cinco países europeus. Para além da U.Porto, única representante portuguesa, integram o projeto a NAS RA – National Academy of Sciences of the Republic of Armenia (Arménia), a SNAU – Sumy National Agrarian University e a NUWEE – National University of Water and Environmental Engineering (Ucrânia), a UNIDU – University of Dubrovnik (Croácia) e a SUA – Slovak University of Agriculture (Eslováquia).