A 17 de dezembro de 2020 comemoraram-se os 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven. Para assinalar a efeméride, a Universidade Porto associa-se ao Porto Pianofest na organização de uma semana de atividades dedicadas ao compositor alemão, a decorrer entre 6 e 9 de janeiro, nos espaços da Casa Comum (Reitoria).

Com curadoria e direção artística do pianista Nuno Marques, o programa inclui concertos, debates, e recitais de piano e música de câmara. E caberá ao próprio curador abrir as hostilidades, a 6 de janeiro, com um recital de piano no qual que vai interpretar algumas obras de L. Beethoven e F. Schubert.

Um dia depois, a 7 de janeiro, a influência de Beethoven na música ocidental será o tema de um debate que vai contar com a presença do musicólogo Rui Vieira Nery e de Rui Prereira, coordenador da Orquestra Sinfónica do Porto e Diretor Artístico Adjunto da Casa da Música.

A 8 de janeiro, será  vez de um grupo de alunos do Conservatório de Música do Porto e do Curso de Música Silva Monteiro subir ao “palco” da Casa Comum para interpretar o concerto “O Jovem Beethoven por Jovens Pianistas”.

O encerramento do ciclo dedicado a Beethoven está marcado para dia 9 de janeiro, quinta-feira, com a apresentação de obras de música de câmara, trios com piano e quartetos de corda, por músicos da ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo).

Todos os eventos têm início às 18h30. A entrada é livre.