Um mês depois da reabertura ao público, o Museu de História Natural e Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) preparou um extenso programa de atividades e eventos para que toda a população possa (re)descobrir os seus tesouros. O Verão no Museu apresenta propostas para todas as idades, ao ar livre, para os meses de julho, agosto e setembro e grande parte são gratuitas.

A pensar nos mais pequenos, a equipa do Serviço Educativo do MHNC-UP desenhou um conjunto de atividades que juntam a literatura, arte, ciência e descoberta. As “Férias com o Museu” decorrem entre julho e agosto, de segunda a sexta-feira, nos espaços exteriores do Jardim Botânico, entre as 09h00 e as 17h00.

O programa destina-se a crianças entre os 6 e os 12 anos. A inscrição pode ser feita através do e-mail [email protected], indicando as atividades e datas pretendidas. O uso de máscara e a desinfeção frequente das mãos é obrigatório para todos os participantes.

Atividades gratuitas para todos

Conhecer os conceitos básicos da química, observar reações surpreendentes e descobrir a química em todo o lado das nossas vidas. Entre os meses de julho, agosto e setembro, o MHNC-UP coloca “A Química trocada em miúdos”, com sessões todas as quintas, terças e domingos durante o verão, no pátio do Polo Central do museu.

A participação é totalmente gratuita, mas sujeita ao limite de lugares. As inscrições são feitas através do e-mail [email protected] e a atividade destina-se a crianças entre os 8 e os 12 anos. O programa completo pode ser visto aqui.

As sessões de “A Química trocada em miúdos” destinam-se a crianças entre os 8 e os 12 anos. (Foto: MHNC-UP)

Já o programa “Nos Bastidores do Museu” dá aos amantes da Natureza a oportunidade de visitar o herbário, conhecer a reserva de zoologia, acompanhar o trabalho dos curadores ou entrar na sala do arquivo de Desmond Morris do MHNC-UP.

Estas visitas especiais e privadas são igualmente gratuitas e abertas a qualquer pessoa (maiores de 12 anos), mas sujeitas a marcação através do e-mail [email protected]. Toda a programação acontece no pólo central do Museu de História Natural e Ciência da U.Porto (entrada pela Cordoaria) e pode ser conhecida aqui.

Visitar ou jardinar, de dia ou de noite

Durante os próximos meses, será também possível (re)descobrir o emblemático Jardim Botânico do Porto com visitas temáticas diurnas ou noturnas – e sempre gratuitas – ou até participar nas atividades de jardinagem que integram o o programa “Verão no Jardim Botânico”

“De dia no Jardim” inclui várias sessões exclusivas para não só conhecer as estufas e as plantas do Jardim, como também saber mais sobre o cultivo e propagação.

“À noite no Jardim” convida por sua vez os mais aventureiros a conhecer a “vida à luz da lua”. Com início marcado para as 21h00, os participantes são transportados para uma viagem pela fauna e flora, permitindo um olhar mais atento sobre flores noturnas, insetos, morcegos, aves e anfíbios, entre outros seres que habitam o “pulmão verde” da U.Porto.

As visitas estão sujeitas a inscrição limitada aos lugares existentes, através do e-mail [email protected], indicando qual a atividade, dia e hora em que quer participar.

E se pudesse jardinar num dos espaços mais conhecidos da Invicta? De julho a setembro, todas as quartas-feiras, das 10h00 às 12h00, o Jardim Botânico abre portas para todos os que quiserem saber mais sobre plantas e pôr as “mãos na terra”, ajudando a trazer mais vida a um dos “pulmões” da cidade. As inscrições são obrigatórias e limitadas e estão disponíveis através do e-mail [email protected]

Noites no pátio animam a Baixa da cidade

Ao longo do mês de julho, em colaboração com a Casa Comum, o MHNC-UP abre o pátio do seu Polo Central (com entrada pelo Jardim da Cordoaria) para uma “maratona” de cultura. De terça-feira a sábado, sempre às 21h30, há cinema, poesia, música, ilusionismo, dança e debates. A participação é gratuita, sendo obrigatória a reserva antecipada e de acordo com o limite de lugares.

agenda completa (com indicação sobre a marcação de lugares) das Noites no Pátio do Museu pode ser consultada aqui.