A Universidade do Porto e o Santander Universidades vão antecipar, no próximo dia 4 de dezembro, sexta-feira, as comemorações do Dia Internacional do Voluntariado (5 de dezembro), com uma manhã dedicadaao que melhor se faz em Portugal no domínio do voluntariado universitário.

Com início marcado para as 11h00, a sessão – a decorrer em formato webinar – incluirá a apresentação dos quatro projetos vencedores do Prémio Santander UNI-Covid19, uma iniciativa que visou reconhecer e apoiar projetos de cariz social dinamizados, no atual contexto da pandemia, por jovens universitários e outros membros da comunidade académica nacional.

Ainda durante a manhã, haverá espaço para um debate sobre os principais desafios sentidos no terreno pelos projetos universitários, moderado por Cristina Dias Neves, Diretora de Mecenato Santander Universidades.

Segue-se a apresentação, em primeira mão, da iniciativa U.Porto Santander Inspira-te, um programa que junta a Universidade e o banco Santander com o objetivo comum de formar estudantes e professores universitários para o desenvolvimento de projetos com impacto social

A abertura da sessão estará a cargo de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O evento contará ainda com as intervenções do Pró-Reitor da U.Porto, José Castro Lopes, e da Diretora Geral Santander Universidades, de Sofia Menezes Frère, que irão abordar, respetivamente, as Redes e iniciativas de apoio social existentes na Universidade do Porto e os Desafios do Santander Universidades em 2021.

O encerramento da sessão está previsto para as 12h15, com a intervenção de António Sousa Pereira, Reitor da Universidade do Porto.

A participação na sessão é gratuita e aberta a todos os interessados, mediante inscrição prévia.

Sobre o Dia Internacional do Voluntariado

O Dia Internacional do Voluntariado – 5 de dezembro – foi estabelecido em dezembro de 1985, pelas Nações Unidas, com o objetivo de incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.

Este ano, a efeméride tem como tema ‘Voluntário para um futuro inclusivo’, e pretende realçar o papel do voluntariado em prol da redução das desigualdades e da promoção da inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, género, incapacidade, etnia, religião, condição económica ou outra.