Entre observações astronómicas, demonstrações científicas, debates e palestras, a ciência da Universidade do Porto irá envolver as ruas da cidade na tarde/noite de 24 de setembro em mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI). No Porto, a NEI 2021 conta com algumas surpresas. Pela primeira vez, haverá iniciativas em dois polos da U.Porto: no Campo Alegre, pelas mãos do Planetário do Porto e da Galeria da Biodiversidade; e no Campus da Asprela, onde o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) se estreia como anfitrião, ao dinamizar um conjunto de atividades em colaboração com a UPTEC e o INESC TEC.

“Este talvez seja o polo da cidade com maior densidade de pessoas a trabalhar em Ciência e Desenvolvimento, daí a importância de se dinamizar, também aí, atividades de ciência abertas ao público”, explica Júlio Borlido Santos, coordenador da participação do i3S no consórcio REGGAE. Esta iniciativa, acrescenta, “é um evento merecido para reconhecer a importância dos investigadores para o desenvolvimento da nossa sociedade”.

A partir das 18h00, em frente ao edifício do i3S, no exterior, haverá então uma série de bancas onde dezenas de investigadores do i3S, da UPTEC e INESC-TEC irão demonstrar o que de melhor se faz em Ciência no polo da Asprela. Uma oportunidade única – e gratuita! – para aprender ciência e conhecer cientistas de diferentes áreas num só local.

Às 18h30 haverá um Peddy Paper (carece de inscrição prévia), que permitirá aos participantes fazer uma viagem pelo conhecimento que permitiu que as vacinas contra o coronavírus fossem produzidas e administradas em tempo recorde. Através de vários jogos, perguntas e muita diversão, as equipas terão de completar os desafios propostos.

O i3S propõe também a visualização de um documentário, denominado “The plastic hike”, uma palestra, proferida por Alexandre Quintanilha sobre “A importância do conhecimento na transição para o Antropoceno” e ainda um debate pela sobrevivência, denominado «O barco salva-vidas». Todos os eventos têm entrada gratuita, mas sujeita a inscrição prévia para participação presencial. O programa completo pode ser consultado aqui.

De olhos postos no céu e na Ciência da U.Porto

Já no polo do Campo Alegre, não faltarão também motivos para festejar a NEI 2021. No Planetário do Porto, por exemplo, estará disponível uma exposição sobre meteoritos, uma tertúlia sobre «O fim do céu escuro» e dois jogos – «Conta as Estrelas» e «Luzes na Escuridão». A partir das 22h00, decorrem em simultâneo várias atividades de observação do céu com telescópio, assim como a visualização da curta-metragem imersiva «Luzes na escuridão».

Já na Galeria da Biodiversidade – Centro de Ciência Viva do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP), os participantes poderão conhecer os vários projetos em desenvolvimento em vários institutos de investigação da U.Porto, nomeadamente no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (BIOPOLIS/CIBIO-InBIO) e no Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM)/ Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Também ao longo da noite poderá conhecer a investigação que se faz no MHNC-UP e como, a partir das suas coleções podemos conhecer ambientes passados e antecipar cenários futuros, assim como compreender a relação do ser humano com a natureza. Todos os segredos serão relevados numa conversa animada com os curadores e investigadores do Museu.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Noite Europeia dos Investigadores de Norte a Sul

A edição deste ano da Noite dos Investigadores vai decorrer em mais de 21 locais de Norte a Sul, permitindo a miúdos e graúdos um contacto direto com os investigadores que produzem conhecimento no país, realizar experiências científicas e saber mais sobre como tornar o nosso dia a dia mais sustentável e fazer face às alterações climáticas.

A temática deste ano centra-se no Pacto Ecológico Europeu e desenvolvimento sustentável; no entanto, atividades de áreas tão vastas como a astronomia, saúde e tecnologia estarão incluídas. As atividades decorrem a partir das 18h00 e são gratuitas.

A NEI é financiada pela Comissão Europeia no âmbito das Ações Marie Sklodowska-Curie e representa um dos principais eventos culturais a nível nacional e europeu, atraindo milhões de visitantes a cada edição. Tem como propósito dar a conhecer a vida dos cientistas e a investigação que realizam, estimulando a curiosidade e interesse na sociedade e promovendo a carreira científica junto dos mais jovens.

O i3S é parceiro no consórcio REGGAE (Researchers for European Green Growth And Education), juntamente com a Ciência Viva (coordenação) e o ITQB Nova, contando com a participação de diversas instituições associadas, entre as quais o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e a Galeria da Biodiversidade.

FCUP e ICBAS levam a NEI ao Castelo da Foz

Em paralelo com as atividades que vão decorrer nos dois polos da Universidade, a U.Porto estará também “representada” na NEI 2021 através da participação de docentes e investigadores da Faculdade de Ciências (FCUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) na iniciativa “Noite Europeia dos Investigadores 2021 – SCIENCE CASTLE”, que vai decorrer no Castelo da Foz (Porto) entre as 14h00 e as 23h59 de 24 de setembro.

Entre as atividades organizadas pelo ICBAS incluem-se uma sessão observação de algumas espécies que vivem nas nossas praias ou a leitura de contos infantis sobre o conceito Uma Saúde. Ao investigador Pedro Rocha (ICBAS/CINTESIS) caberá ainda apresentar o Projeto Shapes, onde os mais pequenos vão poder experimentar o que é ser idoso, enfrentando os desafios que os mais velhos encaram todos os dias.

Já a FCUP participará com duas sessões sobre “Matemática Interativa” e “Ondas sísmicas”.  O programa completo pode ser consultado aqui.