(Notícia atualizada às 15h45 do dia 9 de março de 2020: Tendo em consideração as últimas orientações da U.Porto, que desaconselham a realização de eventos públicos nas suas instalações, este evento fica adiado para uma data posterior e a ser anunciada com a brevidade possível)

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde Oral (20 de março), a Universidade do Porto promove, entre os dias 16 e 19 de março, um rastreio de saúde oral gratuito para toda a comunidade académica.

O rastreio vai ter lugar na Clínica da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP)das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 – e será realizado por estudantes de 4.º e 5.º anos da FMDUP.

Inserida no Programa Integrado para a Promoção da Saúde e Bem-Estar da U.Porto, esta iniciativa servirá para essencialmente para conhecer o estado clínico da saúde oral da comunidade da U.Porto e para esclarecer dúvidas e desmistificar práticas.

Pretende-se, ao mesmo tempo, alertar os membros da Universidade (e não só) para comportamentos de risco associados, nomeadamente, à alimentação, aos hábitos de higiene oral, ao uso de tabaco e consumo de álcool.

A participação no rastreio é gratuita, mas sujeita a uma inscrição préviaaté ao dia 10 de março – através do envio de um email para [email protected]. Na mensagem deverão constar  os seguintes elementos: nome, contacto telefónico, data de nascimento, nº mecanográfico, instituição a que pertence, preferência de horário).

Saúde oral em discussão no E-Learning Café

Ainda no âmbito da celebração do Dia Mundial da Saúde Oral, o E-Learning Café – Asprela recebe, no dia 20 de março, uma reunião de trabalho do Plano de Ação para a Promoção da Saúde Oral na U.Porto.

Neste encontro, que vai decorrer com a dinâmica World Café e será aberto apenas a convidados, serão identificadas ações de promoção no âmbito da Educação, o papel das Instituições e ainda as limitações à concretização das estratégias de promoção desenvolvidas nos seios das comunidades.