quadro_Veloso Salgado

A exposição “Mais que o sonho da passagem” celebra o 150º aniversário do pintor Veloso Salgado.

Até 28 de novembro a Galeria dos Leões (anexa à Loja da U. Porto, no edifício da Reitoria da Universidade) abre as portas a “Mais que o sonho da passagem”, exposição coorganizada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e pela Fundação Marques da Silva (FIMS), no âmbito das comemorações do 150.º aniversário do pintor Veloso Salgado.

Tendo por base o encontro entre Veloso Salgado, Marques da Silva e Teixeira Lopes – três figuras fundamentais da arte portuguesa de finais do século XIX e da primeira metade do século XX -,  o conceito da “Viagem” e o sentido da presença de obras deste pintor na cidade do Porto, a exposição não se confinará às paredes da Reitoria. Na verdade, a “casa mãe” da Universidade será apenas um dos pontos de um roteiro cinco de visitas guidas a outras tantas instituições que acolhem, nas suas coleções, obras de pintor.

Os interessados são ainda convidados a passar pela Galeria A Loja, situada na FBAUP, onde será exposto o Livro de Actas que regista o agradecimento de Veloso Salgado à Academia Portuense pela atribuição de título de Académico de Mérito.

A exposição “Mais que o sonho da passagem” é inaugurada sexta-feira, 7 de novembro, às 17h00, e poderá ser visitada até dia 28. As visitas guiadas iniciam-se no dia da inauguração, às 18h00, com uma viagem pelo Edifício da Reitoria da Universidade do Porto, onde ainda se podem encontrar duas das quatro telas originalmente executadas por Veloso Salgado: A Matemática e As Ciências Físico-Naturais.

Para as restantes visitas do roteiro (ver programa), é necessário efetuar uma inscrição prévia, até à véspera do dia agendado, através do email [email protected] ou do telefone 22 5518557.