A Universidade do Porto e a Bosch acabam de anunciar um novo projeto de inovação – Projeto THEIA,  Automated Perception Driving – na área da mobilidade inteligente. Com um investimento superior a 28 milhões de euros, a aplicar até 2023, o projeto prevê a integração de cerca de 55 novos colaboradores da Bosch e mais de 70 investigadores da Universidade do Porto.

A parceria será formalizada numa cerimónia na Reitoria da Universidade do Porto, no dia 7 de dezembro, terça-feira, na presença do Primeiro-Ministro, António Costa, e dos Secretários de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, e da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.

Portugal na inovação da mobilidade do futuro

O projeto THEIA visa dar resposta às exigências da condução autónoma e da mobilidade do futuro. A equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e da Faculdade de Engenharia, liderada por Rolando Martins (FCUP) e Jaime Cardoso (FEUP), será responsável pela investigação e desenvolvimento de soluções, que visam melhorar as capacidades sensoriais dos veículos. Terá, por base, a aplicação de algoritmos de perceção baseados nos dados recolhidos pelos sensores dos veículos – com especial foco nos sensores LIDAR – para construir uma perceção exata, robusta e segura da envolvente exterior.

A estimativa das condições externas que afetam a condução – como por exemplo as condições meteorológicas – e a caracterização de cenários críticos por meio da realização de testes e validação em contextos laboratoriais (de forma a garantir uma perceção mais avançada do que a do ser humano) são alguns dos pontos a ser desenvolvidos no projeto THEIA.

A escolha da U.Porto para o desenvolvimento de novas soluções para a tecnologia usada nos carros autónomos coloca Portugal no mapa das principais inovações a nível da mobilidade inteligente. Entre outros pontos, este projeto de inovação vai contribuir para que sejam garantidas as condições de segurança necessárias para a utilização dos veículos autónomos. A ideia é que estes sejam capazes de prever e inclusive “escolher” cenários face ao obstáculo/problema identificado.

O contrato de investimento será assinado entre a Universidade do Porto – pelo Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, e pelos Diretores da Faculdade de Engenharia e Faculdade de Ciências, João Falcão e Cunha e Ana Cristina Freire, respetivamente – a Bosch Portugal, por Carlos Ribas e André Reis, e a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, por Luís Castro Henriques.

A cerimónia de apresentação do projeto de inovação THEIA será transmitida online, no canal de Youtube da Universidade do Porto.

Inovação e ligação às empresas na U.Porto

“A Universidade do Porto está a empreender um esforço sério de aproximação às empresas, tendo em vista a realização conjunta de atividades de qualificação, investigação, desenvolvimento e inovação. As universidades reúnem massa crítica, meios tecnológicos e know-how especializado. Desta forma queremos contribuir superlativamente para a valorização económica do conhecimento e, ao mesmo tempo, encontrar no tecido produtivo empresas que possam ser nossas parceiras em projetos de inovação e em programas de estudos avançados, como é este caso da Bosch”, salienta António de Sousa Pereira, Reitor da Universidade do Porto.

Cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e do Portugal 2020, o projeto THEIA é um dos que está a ser desenvolvido entre a U.Porto e a Bosch. Ainda em 2019, a U.Porto assinou uma parceria, para o projeto “Safe Cities”. projeto “Safe Cities” propõe-se responder e antecipar os desafios que se colocam às sociedades urbanas modernas, cada vez mais dependentes da evolução tecnológica.