A Universidade do Porto registou um número recorde de candidaturas na 1.ª fase do Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais 2017/2018, que serve de “porta de entrada” nos cursos de 1.º ciclo (licenciatura) e mestrado integrado da U.Porto a estudantes que não possuem nacionalidade portuguesa ou de outro Estado membro da União Europeia.

Só entre 12 de dezembro de 2016 e 30 de janeiro de 2017, foram 549 os estudantes de todo o mundo que formalizaram a candidatura às 414 vagas disponibilizadas por 11 das 14 faculdades da U.Porto para 47 dos 52 cursos de 1.º Ciclo (Licenciatura) e Mestrado Integrado lecionados na instituição.

Entre as faculdade que registaram mais procura destacam-se a Faculdade de Letras, com 155 candidaturas, a Faculdade de Engenharia, com 117 candidaturas, e a Faculdade de Arquitectura, com 100 candidaturas. Seguem-se as faculdades de Economia (61), Ciências (40), Psicologia e Ciências da Educação (38), Belas Artes (18), Desporto (8), Ciências da Nutrição e Alimentação (7) e Farmácia (5).

Nota ainda para o facto de praticamente todas as faculdades terem registado uma procura igual ou superior ao número de vagas disponibilizadas. A este nível, o destaque vai para a FLUP, a FPCEUP e a FAUP, cuja procura chegou a quadruplicar os lugares disponibilizados (155 para 87 no caso da FLUP, 30 para 10 na FPCEUP e 100 para 25 na FAUP).

A 1.ª fase do concurso não contou incluiu os cursos da Faculdade de Direito, cujo prazo de candidaturas vai decorrer em prazo a anunciar. As faculdades de Medicina e Medicina Dentária e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) não disponibilizam vagas para este concurso.

Aos números agora disponíveis não é alheio o trabalho que a U.Porto vem desenvolvendo nos últimos anos no sentido de criar condições que permitam facilitar o acesso aos seus cursos a todos os estudantes, independentemente da sua nacionalidade. Entre as ações desenvolvidas inclui-se a aceitação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do Brasil como critério de seleção para os estudantes brasileiros que pretendam ingressar na Universidade.

As candidaturas realizadas na 1.ª fase do concurso serão agora alvo de análise até 10 de fevereiro, estando a afixação dos resultados definitivos prevista para o dia 3 de março. A 2.ª fase do concurso decorre de 4 a 24 de abril e irá abranger todas as vagas sobrantes da 1.ª fase.

Mais informações (condições de acesso, vagas, prazos de candidatura, etc.) aqui ou na área “Internacional” do website da Universidade do Porto.