CNU Atletismo Ar Livre 2016

A equipa feminina de Estafeta Medley venceu o ouro no CNU de Atletismo ao Ar Livre. (Foto: FADU)

Dois dias, 32 medalhas, que fazem subir para 150 o número de medalhas conquistadas na edição 2015/2016 dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s). É este o balanço de mais um fim-de-semana de ouro para a Universidade do Porto na principal competição de desporto universitário em Portugal, marcado pela conquista do título de octacampeã nacional de Atletismo Pista Ar Livre, oito medalhas no CNU de Canoagem e o domínio na prova feminina do CNU de Trail.

No CNU de Atletismo Pista Ar Livre, a U.Porto voltou a mostrar o porquê se ser a equipa a destronar por todas as outras instituições de ensino superior.  Este sábado, 8 de maio, em Leiria, os atletas portuenses voltaram a fazer história ao alcançar o oitavo título nacional universitário com a conquista de 22 medalhas, entre as quais sete de ouro, seis de prata e nove de bronze.

Com uma delegação de 53 estudantes provenientes de 11 faculdades (FADEUP, FEUP, FMDUP, FEP, FCUP, FDUP, FMUP, FPCEUP, FBAUP, FLUP e ICBAS), a U.Porto juntou ao triunfo coletivo sete títulos individuais. Os protagonistas foram Isaac Lopes, vencedor nos 110m barreiras, João Cruz nos 1500m, Diogo Costa e Filipa Silva no Salto com Vara, Sara Martins, nos 400m, Daniela Paço no Lançamento do Martelo e a equipa feminina de Estafeta Medley.

Cristina Coutinho é a nova campeã nacional de Trail e Ângela Carvalho vie-campeã.

Cristina Coutinho (ao centro) sagrou-se campeã nacional de Trail, enquanto Ângela Carvalho (à esquerda) é a nova vice-campeã. (Foto: FADU)

Já no domingo, dia 9, coube às mulheres da Porto o grande destaque no CNU de Trail, que decorreu na Serra do Alvão. Depois de 25 quilómetros percorridos, a estudante da U.Porto, Cristina Coutinho, foi a primeira a cortar a meta, sagrando-se campeã nacional universitária, à frente de Ângela Carvalho que se sagrou vice-campeã nacional.

Equipa de Canoagem da U.Porto venceu 5 medalhas e ouro, 1 de prata e 2 de bronze.

A equipa de Canoagem da U.Porto venceu cinco  medalhas e ouro, uma de prata e duas de bronze. (Foto: FADU)

Também no domingo, decorreu em Vilar do Prado o CNU de Canoagem. A delegação da U.Porto, composta por oito estudantes, dominou a prova ao alcançar cinco títulos nacionais universitários, uma medalha de prata e duas medalhas de bronze. Destaque para as cinco medalhas de ouro conquistadas nas provas de K4 200, por Jorge Castro, Daniel Cunha, Marco Santos e João Sá, de K1 500 e K1 200 por Jorge Castro, de K2 200 por Jorge Castro e Marco Santos e K4 500 por Daniel Brito, Daniel Cunha, Marco Santos e João Sá.

Recorde-se que, em 2014/2015, a Universidade do Porto conquistou 191 medalhas em 57 provas nacionais universitárias, números que garantiram o 1.º lugar no ranking da Federação Académica de Desoprto Universitário (FADU). Este ano, a Universidade já alcançou as 150 medalhas em apenas 40 provas.

No próximo fim-de-semana, a U.Porto volta à competição no CNU de Golfe, que decorre nos dias 14 e 15 de maio, no Algarve.