“Cuide da sua Saúde Oral” é o mote da campanha que a Universidade do Porto vai lançar este domingo, 20 de março, Dia Mundial da Saúde Oral, como forma de sensibilizar a comunidade académica e a população em geral para a importância dos cuidados de saúde oral.

A decorrer nas redes sociais, esta iniciativa do Grupo setorial da Saúde Oral do Programa Integrado de Promoção de Saúde e Bem Estar da U.Porto tem como “inspiração” os dados do último Eurobarómetro em Saúde Oral, publicado em 2019. Seguindo este estudo, cerca de 41% dos portugueses não visita o médico dentista pelo menos uma vez por ano, sendo uma das razões invocadas a “falta de informação sobre a necessidade de o fazer”.

O mesmo relatório indica que apenas uma pequena parte dos portugueses declarou utilizar métodos adicionais de higiene oral, considerados “imprescindíveis para que a higiene oral seja eficaz na prevenção da cárie e doença periodontal”. Outro “dado preocupante” foi a constatação que “cerca de 70% dos portugueses declararam ter falta de dentes naturais, e quase 35% ter falta de 6 ou mais dentes naturais”.

Para os especialistas da U.Porto, as “visitas ao médico dentista revestem-se por isso de particular importância para detetar de forma precoce as patologias orais mais prevalentes como a cárie dentária, doença periodontal e, embora menos prevalente, mas com elevado grau de morbilidade e mortalidade, o cancro oral”.

Em paralelo, também a alimentação assume “um papel importante na prevenção da cárie dentária, erosão dentária e das doenças periodontais”. E se “o consumo regular de alimentos e bebidas com açúcar tem uma grande influência no aparecimento de cáries dentárias”, há outros alimentos – como a fruta e os hortícolas (ricos em água, fibra, vitaminas e minerais) ou os laticínios (com alto teor em cálcio e fósforo) que podem apresentar um “efeito protetor”.

“Mandamentos” para uma boa Saúde Oral

Mas que cuidados devemos ter, afinal, para manter uma boa Saúde Oral? “Os principais cuidados são a rotina diária de higiene oral, a frequência adequada de consultas de Medicina Dentária e uma alimentação saudável”, resume o grupo de especialistas, encabeçado por docentes da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMUP) e da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP).

No que toca à higiene oral, esta “deverá ser efetuada sempre após o consumo alimentar, porém, considera-se uma boa prática, uma escovagem durante de 2 minutos, duas vezes por dia, com uma escova média utilizando uma pasta dentífrica com flúor com uma concentração entre 1000 e 1500 ppm e o uso de fio/fita dentária antes da escovagem”. No caso da escovagem da noite, esta “deverá ser antes de dormir, não se devendo ingerir alimentos posteriormente”.

Já as consultas de Medicina Dentária “devem ser feitas, por rotina, de seis em seis meses para prevenção e controlo das doenças orais em estados iniciais, evitando a sua evolução para situações mais complexas”.

“Para manter uma boa saúde oral, é também essencial ter uma alimentação saudável, diminuindo o consumo de alguns alimentos tais como os alimentos e bebidas ricos em açúcar”, concluem.

A U.Porto ajuda

No quadro  da sua missão de formação e de serviço à comunidade, a Faculdade de Medicina Dentária da U.Porto disponibiliza um serviço de consultas de Medicina Dentária aberto a toda a população, a preços acessíveis.

As consultas são asseguradas por docentes e estudantes da FMDUP e podem ser agendadas através do telefone 220 901 112 e/ou do e-mail [email protected].

Para um melhor aconselhamento alimentar, a comunidade ao U.Porto pode igualmente recorrer à consulta de Nutrição disponibilizada pelos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP), e garantida por profissionais da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP).

O Grupo setorial da Saúde Oral do Programa Integrado de Promoção de Saúde e Bem Estar da U.Porto é composto pelas docentes Marta Resende (FMDUP), Maria de Lurdes Pereira (FMDUP) e Maria João Gregório (FCNAUP), pela estudante Beatriz Pereira (FMDUP) e pela colaboradora não docente Maria Amélia Gonçalves (FMDUP).