A equipa de andebol feminino da U.Porto chegou, pela segunda vez na história, às meias-finais do Europeu Universitário. (Foto: CDUP-UP)

Faltou um bocadinho assim… Ou melhor, faltaram três golos para que a equipa de andebol feminino da Universidade do Porto chegasse à tão almejada medalha no Campeonato Europeu Universitário da modalidade, naquela que foi a melhor prestação, até agora, de uma equipa da U.Porto na edição deste ano da maior competição do desporto universitário da Europa.

O Andebol, mas também o Ténis de Mesa, Futsal, Voleibol de Praia e Xadrez foram as cinco modalidades em que a U.Porto esteve representada – por 56 estudantes atletas – nos Europeus Universitários, ao longo das últimas semanas. Uma “maratona” que começou a 4 de julho, precisamente com o Andebol, na cidade de Bygdosczcz, Polónia, numa competição que contou com a participação da equipa feminina da U.Porto e masculina da Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto (AEFEP).

A equipa feminina elevou as expectativas ao chegar às meias-finais deste Campeonato Europeu pela segunda vez na sua história. Após um excelente percurso na fase de grupos, com apenas uma derrota frente à Universidade de Hamburgo, que acabou por se sagrar vice-campeã europeia universitária, a U.Porto passou o exame dos quartos-de-final e encontrou nas meias as poderosas polacas da Vincent Pol University in Lublin que acabaram por vencer o duelo, sagrando-se depois campeãs da europa universitárias.

Na última oportunidade para chegar a uma medalha, a equipa da U.Porto acabou por perder frente às francesas da Universidade de Marselha (34-31), ficando-se pelo 4.º lugar, a melhor classificação da equipa numa prova internacional nos últimos nove anos. Já a equipa masculina da AEFEP, na sua primeira participação nesta competição, conseguiu alcançar o 8.º lugar, entre as 11 equipas participantes.

… e também esteve “quase” no ténis de mesa

A equipa de Ténis de Mesa masculina da U.Porto ficou em 5.º lugar. (Foto: CDUP-UP)

Seguiu-se a deslocação da comitiva de Ténis de Mesa da U.Porto a Camerino, Itália, em que os “oito magníficos” da U.Porto participaram na prova de equipas, pares e individual. O destaque vai para a equipa masculina, que, com o 5.º lugar conquistado – esteve a um jogo da medalha -, garantiu a melhor prestação de sempre da Universidade numa competição internacional de ténis de mesa.

Após vitória frente à Nottingham Trent University (3-2), Gonçalo Amorim, Jorge Costa, João Neves e António Malheiro chegaram ao jogo decisivo dos quartos-de-final, acabando por erder diante dos  polacos da Higher Education in Zamość,. No feminino, a Raquel Andrade, Margarida Matos, a Marta Santos e Camilla Gomes alcançaram um honroso 7.º lugar após uma difícil fase de grupos.

Nas provas de pares, Marta Santos e Raquel Andrade chegaram também até aos quartos-de-final da prova, perdendo apenas com a dupla croata da University of Zagreb por 3-1, e terminando assim a competição no 5.º lugar. Camilla Gomes e Margarida matos ficaram em 9.º lugar. No masculino, ambas as duplas ficaram no 17.º lugar. Nas provas individuais, o destaque vai para o Gonçalo Amorim e Marta Santos, que alcançaram o 9.º lugar. Os restantes ficaram todos na 17.ª posição.

De regresso a Portugal, e mais concretamente a Braga, a U.Porto esteve também em ação na competição feminina do Campeonato Europeu Universitário de Futsal, que decorreu de 16 a 23 de julho.  Apesar de não ter ido além do 11.º lugar, a equipa da Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da U.Porto (AEFADEUP) deixou boa imagem, trazendo para caso o prémio Fair Play desta prova internacional.

Em Koper, Eslovénia, a U.Porto disputou o Campeonato Europeu Universitário de Voleibol de Praia. A duplas feminina Rosa Couta e Margarida Maia, alcançou a 15.ª posição, ao passo que Pedro Santos e Nuno Santiago ficaram no 17.º lugar entre os homens. Ambas as duplas somaram duas vitórias e três derrotas ao longo da competição.

As duplas de voleibol de praia da U.Porto alcançaram a 15.ª posição, no feminino, e a 17.ª no masculino. (Foto: CDUP-UP)

Por fim, terminou este domingo, 28 de julho, o Campeonato Europeu Universitário de Xadrez em Budapeste, Hungria. Representada pelos atletas André Sousa e Ricardo Marques, a U.Porto somou um total de 8.5 pontos – equivalentes a duas vitórias, quatro empates e três derrotas -,alcançando assim o 14.º lugar entre as 21 equipas participantes. O estudante atleta André Sousa foi o quarto melhor no seu tabuleiro e Ricardo Marques 27.º.

Ao longo das próximas semanas, a U.Porto vai ainda participar nos Campeonatos Europeus Universitários de Voleibol, em Lodz (Polónia), de Desportos de Combate (Judo, Karaté, KickBoxing e Taekwondo), em Zagreb (Croácia), e de Basquetebol 3×3. Este  último é coorganizado pela U.Porto e vai disputar-se de 31 de julho a 3 de agosto, em Matosinhos.