Os estudantes prestaram homenagem a Marlon Correia, que acompanhou muitas das equipas da U.Porto enquanto técnico.

24 medalhas e sete títulos individuais: é este o resultado da participação da Universidade do Porto nos Campeonatos Nacionais Universitários Individuais, que decorreram de 5 a 11 de maio, na cidade de Guimarães. A participação da Universidade do Porto ficou marcada pela presença nas provas de Bilhar, Karaté, Ténis, Ténis de Mesa, Tiro com Arco, Squash, Xadrez e Taekwondo, arrecadando medalhas em cada uma destas modalidades.

Os títulos de campeões nacionais em modalidades individuais foram conquistados por Ana Monteiro (FADEUP), Manuel Loureiro (FADEUP) e Emanuel Fernandes no Karaté; Ana Torres (FMDUP) e António Fragoso (FLUP) no Ténis de Mesa; Raquel Mateus (FADEUP) no Ténis e Miguel Mascarenhas (FMUP) no Squash.

No Karaté, a U.Porto arrecadou o título coletivo com 4 medalhas de ouro, 2 de prata, 2 de bronze. Nos -55Kg e nas Kata Ana Monteiro foi a grande campeã; ainda na categoria de Katam Catarina Ferreira (FLUP) venceu a medalha de bronze. No masculino, nos -60kg, Miguel Loureiro ficou em primeiro e Tiago Moutinho (FEUP) em segundo lugar; nos -67kg, Flávio Cunha e Ricardo Carvalho (FEP) ficaram em segundo e terceiro, respetivamente. Finalmente, nota para o ouro conquistado por Emanuel Fernandes nos -75kg e para a prata de Luís Silva (FCUP) nas Kata.

No CNU de Ténis de Mesa, a U.Porto voltou a brilhar com duas medalhas de ouro e uma de prata. Ana Torres (FMDUP) demonstrou uma vez mais o domínio da modalidade e sagrou-se tri-campeã nacional universitária e Ana Couto (FEP) vice-campeã nacional. António Fragoso (FLUP) também arrecadou a medalha de ouro, na competição masculina.

Na competição de Xadrez, o estudante da FCUP Jorge Viterbo Ferreira sagrou-se vice-campeão nacional. No CNU de Tiro com Arco, na categoria de Compound, Ricardo Araújo (FCUP) foi segundo e Urirajara Júnior (FCUP) terceiro. Na categoria de Recurvo feminino Catarina Silva (FCUP) arrecadou o segundo lugar e Marília Gabriela (FEUP) o terceiro lugar. Na mesma categoria mas no masculino, Leandro Oliveira (FEP) foi vice-campeão nacional.

No Squash, Miguel Mascarenhas (FMUP) venceu o título de campeão nacional universitário. Também no Ténis a U.Porto arrecadou a medalha de ouro por Raquel Mateus (FADEUP), uma medalha de prata por Thiago Aguiar (FADEUP) e uma medalha de bronze por Afonso Vieira (FEP). Por fim, no dia 11 de maio, foi a vez do CNU de Taekwondo no qual a U.Porto conquistou mais duas medalhas, uma de prata por Ana Salomé Alves (FEP) nos -67Kg e outra de bronze por José Tadeu Marques (FEUP).

Uma prestação positiva da U.Porto numa semana recheada de competições em que todos os atletas dedicaram as suas vitórias a Marlon Correia, estudante que faleceu durante um assalto ao recinto da Queima das Fitas do Porto no passado dia 4 de Maio e que acompanhou algumas destas equipas como técnico em muitas provas do desporto universitário.