A Biblioteca do Fundo Antigo do edifício da Reitoria da Universidade do Porto acolhe, de 26 a 30 de outubro, a exposição “La Biblioteca di Dante”, composta por um conjunto de fac-símiles da Divina Comédia, o poema épico de Dante Alighieri, publicado pela primeira vez no século XIV.

Integrada no projeto Dante Sul Cammino di Santiago, promovido pela Associazione Socio-Culturale Italiana del Portogallo (ASCIP) no âmbito das celebrações dos 700 anos da morte do escritor, poeta e político florentino, esta exposição reúne um total de oito fac-símiles de edições antigas da Divina Comédia realizados pela editora italiana Imago Edizioni, especializada na reedição moderna do vasto e antigo património de livros manuscritos através da sua reprodução fac-similada.

Disponíveis, na Biblioteca do Fundo Antigo, vão estar fac-símiles de edições históricas da Comédia, como a Divina Comédia Marciana, a Divina Comédia Laurentiana e a do Obizzi. O público terá assim a oportunidade de apreciar o trabalho artístico e artesanal que acompanhava a criação de exemplares únicos, autênticas obras-primas da cultura literária e iconográfica.

Para o Presidente da ASCIP Dante Alighieri do Porto esta exposição vem “homenagear um dos maiores expoentes da cultura universal (…). Como Comité Dante Alighieri do Porto, único em Portugal, é algo que nos orgulha muito, e que contribui para a nossa missão de divulgação da Língua e Cultura Italiana, com estas e outras atividades que desenvolvemos desde 2007 na Cidade e Região.”.

A inauguração da exposição “La Biblioteca di Dante” está marcada para as 18h30 de dia 26 de outubro, terça-feira, e contará com a participação de Barbara Bertoni, diretora comercial da Casa Editrice Imago, que irá realizar uma visita guiada, em italiano, à exposição.

Com entrada livre, a exposição ficará patente até 30 de outubro, sábado. Do dia 27 a 29, abre portas das 14h30 às 17h30 e, no último dia, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30.

Mais informações aqui.