A reunião de lançamento do projeto “e-VAL” realizou-se em Cádiz, nos dias 16 e 17 de fevereiro. (Foto: DR)

A Universidade do Porto é uma das parceiras do projeto e-VAL (Exploração e valorização de conhecimentos para uma melhor inserção e visibilidade profissionais), que tem como principal objetivo apoiar estudantes de universidades marroquinas a desenvolverem competências digitais, de modo a facilitar a sua integração profissional.

Os parceiros do projeto vão trabalhar em conjunto ao longo de três anos, com o objetivo de contribuir para a melhoria e reconhecimento dos resultados de aprendizagem formal, informal e não-formal ao longo da vida, nas instituições de ensino superior marroquinas, através da implementação da abordagem e-portfólio em ambiente digital.

A Universidade de Cádiz é a instituição coordenadora do projeto, que tem como parceiros europeus, além da Universidade do Porto, as universidade de Vigo (Espanha), de Bordeaux-Montaigne (França), entre outras. O projeto é também apoiado pelo Ministério do Ensino Superior, Investigação e Formação de Marrocos, e conta com dois parceiros socioeconómicos, a Agência Nacional de Promoção do Emprego e das Competências e a Associação de Mulheres Empreendedoras de Marrocos.

O e-VAL é financiado pela Comissão Europeia, ao abrigo da Ação 2: Capacity Building for Higher Education inserido no programa Erasmus+, que tem como objetivo “apoiar a modernização, a acessibilidade e a internacionalização do ensino superior nos países parceiros participantes do programa europeu”.