A Universidade do Porto decidiu avançar, no início deste mês, com o pagamento antecipado de faturas a todos os seus fornecedores, como forma de mitigar os efeitos económicos da pandemia da COVID-19.

Em apenas sete dias úteis, a medida já permitiu antecipar cerca de 350 pagamentos – num valor total de 700 mil euros – a 280 entidades parceiras. Destas, 97% são portuguesas.

“Concretamente, o objetivo a que nos propomos implica reduzir o prazo de pagamento para apenas uma semana, sendo este contado a partir da data em que a fatura é registada/processada”, lê-se na proposta aprovada pelo Conselho de Gestão da U.Porto e adotada pelas diferentes entidades constitutivas (faculdades, Serviços de Ação Social, Serviços Partilhados, entre outros) da Universidade.

Com esta medida, pretende-se então “ajudar a tesouraria das empresas, apoiando a manutenção de postos de trabalho e contribuindo, na medida do possível, para manter o nível de atividade económica dos nossos stakeholders“, refere o mesmo documento.

O procedimento agora adotado vai aplicar-se a todas as faturas que cheguem à U.Porto até ao dia 30 de junho, pelo que os números referidos acima deverão subir muito significativamente.