Quais as consequências das relações sexuais desprotegidas? Que riscos estão associados à partilha escovas de dentes, lâminas de barbear/depilar, agulhas, seringas e outros objetos que estejam em contacto com sangue? É de tudo isto, e muito mais, que se vai falar, de 26 a 28 de novembro, nos diferentes polos da Universidade do Porto, durante o programa de atividades preparadas pela U.Porto para informar e sensibilizar a comunidade académica para a prevenção de infeções pelos vírus da SIDA e das Hepatites. , no âmbito da Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites.

Inserida no âmbito das atividades previstas no Programa Integrado para a Promoção da Saúde e Bem-Estar da U.Porto, esta campanha inclui a realização de várias sessões de esclarecimento /sensibilização lideradas por médicos infeciologistas do Centro Hospitalar do Porto e/ou do Centro Hospitalar São João, e técnicos da DICAD (Divisão de intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências da ARS-Norte).

Está ainda prevista a realização de rastreios gratuitos e anónimos para todos os estudantes universitários. Estes testes – a decorrer em unidade móvel ou em contexto de sala – serão realizados por equipas de organizações como o CAD (Centro de Aconselhamento e Deteção do VIH/SIDA), a Abraço, a Médicos do Mundo, a Agência Piaget para o Desenvolvimento, a Norte Vida, entre outras.

“O objetivo principal é alertar a população da U.Porto para os fatores de risco para a infeção pelos vírus VIH e das hepatites, e esclarecer algumas das dúvidas que ainda se colocam sobre a prevenção e tratamento das doenças que causam”, explica José Castro Lopes, Pró-Reitor da U.Porto com o pelouro da Saúde e bem-estar. Segundo o mesmo responsável, pretende-se igualmente “reforçar a ideia dos benefícios de um diagnóstico precoce disponibilizando, em simultâneo, a realização do teste de diagnóstico rápido de forma anónima e gratuita”.

Roteiro da iniciativa

A semana de sensibilização arranca a 26 de novembro, às 10h30, na Faculdade de Belas Artes da U.Porto (Auditório Pavilhão Sul). Da parte da tarde, às 15h00, está agendada uma sessão na Faculdade de Letras (Auditório Nobre).

No dia 27 de novembro, quarta-feira, os estudantes são convidados a juntarem-se, a partir das 15h00, na Faculdade de Medicina (Auditório do CIM).

Já dia 28, quinta-feira, às 11h00, é a vez da Faculdade de Engenharia (Anfiteatro 0B034). Nesse dia, às 15h00, estão marcadas sessões no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e na Faculdade de Farmácia (FFUP), Anfiteatro S08.P0.EA.

Todas as sessões são de entrada livre e aberta a todos os interessados.

Esta iniciativa está também integrada no plano de ações do Consórcio “Porto, cidade sem Sida”, dinamizado pela Câmara Municipal do Porto e operacionalizado com outras instituições que desenvolvem trabalho na área do VIH/SIDA na cidade, nomeadamente o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP).