A Universidade do Porto decidiu prolongar até ao próximo dia 31 de agosto os prazos-limite para pagamento das prestações das propinas relativas ao ano letivo 2019/2020, referentes aos meses de abril, maio, junho e – nos casos em que tal esteja previsto – julho.

Num despacho emitido esta sexta-feira pelo Reitor, a Universidade justifica a decisão com a necessidade de minimizar “as consequências da crise socioeconómica [provocada  pela pandemia de Covid-19]”, as quais “exigem a adoção de medidas urgentes tendo em vista a proteção dos estudantes e das suas famílias, atenuando os efeitos da redução da atividade”.

“A U.Porto tem um especial dever de participação neste esforço conjunto para evitar o aumento do abandono escolar por novas dificuldades económicas”, lê-se no despacho, o qual não se aplica a planos de pagamento de anos letivos anteriores.

Note-se que o Regulamento de Propinas da U.Porto prevê que a propina pode ser paga em dez prestações mensais, sendo a primeira devida no ato da matrícula ou inscrição, e as restantes nos meses subsequentes, até ao último dia de cada mês.

Recorde-se ainda que, já este mês, a Universidade do Porto criou um subsídio especial de emergência para apoiar os estudantes mais afetados pela pandemia e pela implementação do estado de emergência em Portugal.

Este apoio extraordinário, que consiste numa prestação única de 350 euros e provem de fundos próprios da Universidade, destina-se a apoiar os estudantes contemplados nas despesas de alojamento e de alimentação.