Gestão do tempo, estados emocionais, autonomia e interdependência e a adoção de estilos de vida saudáveis são alguns dos temas das oito sessões que compõem o programa “Riscos e Desafios”, desenvolvido pela ARS-Norte, em parceria com a Universidade do Porto. O projeto, que vai para a sua segunda edição, visa apoiar a integração e adaptação à vida universitária de todos os estudantes do 1.º ano de Licenciatura ou Mestrado Integrado da U.Porto.

A decorrer entre março e maio de 2020, o programa contempla um total de oito 8 sessões, de duas horas cada, organizadas de acordo com as disponibilidades dos participantes. Através de sessões desenvolvidas por psicólogos e outros profissionais, os estudantes são sensibilizados, através de um treino de competências pessoais e sociais, para alguns comportamentos de risco consequentes dos desafios enfrentados.

Na primeira edição – que decorreu nalgumas faculdades da U.Porto durante o 1.º semestre – o programa “Riscos e Desafios” contou com a participação de dezenas de estudantes do 1.º ano, que destacaram as mais-valias do projeto. “Aconselho vivamente todos os estudantes a passar por uma experiência como esta, onde, na presença de um pequeno grupo de jovens e uma psicóloga, nos podemos desafiar a ir mais longe, ultrapassando alguns dos nossos receios do quotidiano, destaca um dos estudantes da U.Porto.

“Inicialmente considerei se me deveria inscrever neste programa, sabendo que iria ter menos 2 horas de estudo, semanalmente, já com um horário apertado. Mas acabei por perceber que foi a melhor ajuda que poderia ter! Além de ter adorado a convivência com os outros participantes e com a mentora do programa, este veio ajudar substancialmente a minha integração nesta nova fase”, salientou outra participante no projeto.

Inscrições até 4 de março

Este segundo semestre do ano letivo 2019/2020, está prevista a dinamização do programa em 10 unidades orgânicas: FMDUP (Faculdade de Medicina Dentária da U.Porto), FPCEUP (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto), FEP (Faculdade de Economia da U.Porto), FDUP (Faculdade de Direito da U.Porto), FADEUP (Faculdade de Desporto da U.Porto), FFUP (Faculdade de Farmácia da U.Porto), FMUP (Faculdade de Medicina da U.Porto) e no polo do Campo Alegre (com as faculdades de Letras, Arquitetura e Ciências da U.Porto).

Os interessados devem inscrever-se, até 4 de março, através do formulário, disponível aqui, indicando o nome, número de estudante, faculdade onde estuda e e-mail de contacto.

No final do programa, os participantes terão acesso a um certificado emitido pela ARS, Norte, IP.