Centro Cultural Vila Flor vai ser palco de discussão sobre o papel das cidades na definição das políticas públicas de desenvolvimento cultural. (Foto: DR)

João Teixeira Lopes, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e investigador em Sociologia da Cultura, é um dos intervenientes da conferência “CULTURA CAPITAL – AS CIDADES 20 20”, que se vai realizar dias 5 e 6 de julho, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.

Durante dois dias, a “cidade berço” será o centro da reflexão sobre o papel das cidades na discussão, desenho e aplicação das políticas públicas de desenvolvimento cultural nos espaços urbanos. Guimarães, como consequência da interpretação especial que assumiu do que é ser Capital Europeia da Cultura, acolhe esta conferência , numa organização da Fundação Cidade de Guimarães em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

A abertura será realizada por João Serra, Presidente da Fundação Cidade de Guimarães, seguido por António Magalhães, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães e, sob confirmação, por Jorge Barreto Xavier, Secretário de Estado da Cultura. Entre sexta e sábado, quatro painéis com oradores convidados irão discutir a cultura e desenvolvimento urbano; cidades, cultura e economia; cultura e cidadania; e cultura, conhecimento e educação.

Haverá dois keynote speakers – Francisco Seixas da Costa e Pier Luigi Sacco. O encerramento do evento, em que a reflexão é a palavra de ordem, estará a cargo de João Serra, Presidente da Fundação Cidade de Guimarães, Carlos Neves, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e Manuel Castro Almeida, Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional.

Os interessados devem inscrever-se até dia 4 de julho, através do email [email protected], com os seguintes dados: nome, email, contacto telefónico e profissão e entidade profissional.

O programa da sessão pode ser consultado aqui.