A U.Porto foi a grande vencedora da última edição dos Jogos Galaico Durienses.

Arrancam já no próximo dia 4 de novembro os treinos de captação para os XVII Jogos Galaico-Durienses. Esta competição, que celebra este ano o 20º aniversário, vai ter lugar em Vila Nova de Cerveira (Portugal) e Tormino (Espanha), entre os dias 19 e 20 de novembro, e vai colocar “frente a frente ” as universidades No norte de Portugal e da Galiza em competições de basquetebol, futsal e xadrez misto.

Os treinos de captação de basquetebol terão lugar entre as 18h00 e as 19h30 na segunda-feira, 4 de novembro, no Estádio Universitário, e quarta-feira das 18h00 às 19h30 no Pavilhão Luís Falcão.

Também no dia 4 de Novembro, o Centro de Desporto e a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia (AEFEUP) coorganizam um torneio de xadrez, na sala de convívio da AEFEUP.

Para a competição de Futsal, vai ser realizado no dia 6 de novembro um torneio no Estádio Universitário entre as 13h30 e as 18h00.

Tendo como principal objetivo a promoção de encontros desportivos frequentes entre as universidades do Norte de Portugal e da Galiza, os Jogos Galaico-Desportivos contam já, desde o seu início, com mais de 7000 participantes das Universidades do Porto, Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro (Porto), Santiago de Compostela, Vigo e Corunha. Este evento reveste-se de características únicas, de onde se destacam a possibilidade de estudantes, funcionários e professores poderem competir e o facto de cada delegação ter de ser, obrigatoriamente, mista.

Na edição do ano passado, disputada em Melgaço, a U.Porto reforçou a liderança no quadro de medalhas da prova, com dois primeiros lugares no Basquetebol e no Ténis de Mesa, assim como um terceiro lugar no Voleibol. A Universidade é é também a instituiçõa mais titulada na história da competição, contabilizando oito vitórias nos Jogos, mais três do que as conseguidas pelas Universidades de Vigo e Santiago de Compostela.