(notícia atualizada às 18h00 do dia dia 25/01/2022)

Arrancou no dia 3 de janeiro de 2022 a primeira fase de candidaturas ao Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais 2022/2023, que serve de “porta de entrada” na Universidade do Porto a estudantes que não possuem nacionalidade portuguesa.

Conhecido que está o número total de vagas disponíveis, são 850 os lugares exclusivos que a U.Porto tem reservados para estudantes internacionais no próximo ano letivo. A lista abrange 50 dos 52 cursos de 1.º Ciclo (Licenciatura) e Mestrado Integrado da Universidade.

A grande novidade deste ano prende-se com a estreia da licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados, um curso conjunto da Faculdade de Ciências (FCUP) e da Faculdade de Engenharia (FEUP) que entrou em funcionamento este ano letivo e que terá, pela primeira vez, 15 vagas reservadas para estudantes internacionais.

Com 50 vagas disponíveis, a licenciatura em Economia da Faculdade de Economia (FEP) e a licenciatura em Engenharia Civil da FEUP lideram os cursos com mais vagas abertas no âmbito do Concurso Especial para Estudantes Internacionais 2022/2023. Nota ainda para as licenciaturas em Psicologia (47) e Biologia (45) e para o Mestrado Integrado em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura (FAUP), com 40 vagas disponíveis.

Relativamente às faculdades com mais vagas, o primeiro lugar é ocupado pela Faculdade de Engenharia, com 198. Seguem-se as faculdades de Ciências (186), Letras (162), Economia (70), Direito (62), Psicologia e Ciências da Educação (61), Arquitetura (40), Belas Artes (26), Ciências da Nutrição e Alimentação (24), Farmácia (20), Medicina Dentária (16), Desporto (15) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (13).

De resto, apenas os dois cursos de Medicina da Faculdade de Medicina (FMUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) não disponibilizam vagas para este concurso.

Quando e como candidatar-se?

Para esta primeira fase do calendário geral do Concurso Especial para Estudantes Internacionais 2022/2023 – que se prolongará até 28 de fevereiro – serão disponibilizadas 340 vagas. As restantes serão distribuídas por mais duas fases, a decorrer de 1 de março a 13 de maio (2.ª fase) e de 19 a 25 de julho (3.ª fase).

A Faculdade de Economia aplicará apenas duas fases de candidatura, a decorrer de 5 de janeiro a 3 de março (1.ª fase) e de 4 a 20 de maio (2.ª fase). O mesmo acontece com a Faculdade de Engenharia, com duas fases a decorrer de 17 de janeiro a 21 de fevereiro, e de 22 de fevereiro a 27 de abril. Já a Faculdade de Desporto abrirá uma só fase de candidaturas, a decorrer de 3 de janeiro a 25 de julho de 2022.

candidatura deve ser apresentada através da página do curso / faculdade onde o estudante pretende ingressar, mediante entrega ou submissão eletrónica de requerimento, acompanhada dos documentos solicitados.

Os candidatos devem satisfazer as condições de ingresso estabelecidas no Regulamento de aplicação do Estatuto de Estudante Internacional da Universidade do Porto.

As candidaturas realizadas na 1.ª fase do concurso serão posteriormente alvo de análise de 1 a 15 de março, a que se seguirá a publicação dos resultados provisórios. A afixação dos resultados definitivos está prevista para 31 de março (ver calendário completo).

Propinas com “desconto” para estudantes CPLP

No que toca às propinas, o valor anual aplicado é definido por cada faculdade da U.Porto e varia entre os 3.500 euros e os 8.000 euros (consultar valores por curso).

À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, e atendendo aos laços que unem Portugal aos estados que integram a CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), pode ser aplicada uma redução de até 45% na propina paga pelos estudantes nacionais desses países.

Aposta na internacionalização

O Concurso Especial para Estudantes Internacionais foi lançado pela primeira vez em 2014, no seguimento do esforço realizado pela U.Porto no sentido de criar condições que facilitem o acesso aos seus cursos a todos os estudantes, independentemente da sua nacionalidade. Entre as ações desenvolvidas inclui-se a aceitação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do Brasil como critério de seleção para os estudantes brasileiros que pretendam ingressar na Universidade.

Com esta iniciativa, a U.Porto reforça também a aposta na internacionalização do seu ensino. A mesma que, de ano para ano, se traduz no crescente número de estudantes internacionais que procuram as faculdades da Universidade para realizar um curso completo ou para cumprir um período de mobilidade académica.

Mais informações (condições de acesso, vagas, prazos de candidatura, etc.) aqui ou na área “Internacional” do website da Universidade do Porto.