Encontram-se abertas até 21 de maio as inscrições para as provas a realizar por todos os interessados em ingressar na Universidade do Porto no ano letivo 2018/2019, através do concurso especial para maiores de 23 anos.

Ao todo são cerca de 240 (número ainda sujeito a aprovação) as vagas que a U.Porto tem reservadas para quem pretenda ingressar em 48 dos seus 51 cursos de 1.º ciclo (licenciatura) e mestrado integrado (apenas os cursos de Direito da Faculdade de Direito e de Medicina da Faculdade de Medicina e do ICBAS não abrem vagas) através desta via de ingresso no ensino superior.

Para se candidatarem à realização das provas específicas, os candidatos devem cumprir dois requisitos: ter completado 23 anos até 31 de dezembro de 2017 e não serem titulares de habilitação de acesso para o ciclo de estudos em que pretendem ingressar.

São elegíveis a concurso os estudantes que sendo titulares de ensino secundário ou de habilitação equivalente, ou mesmo de um curso superior, não tenham realizado as provas de ingresso (exames nacionais de ensino secundário e que ainda se encontrem válidos) para o ciclo de estudos pretendido. Os candidatos abrangidos pelo estatuto do estudante internacional não podem candidatar-se por este regime.

A inscrição nas provas deve ser efetuada nos Serviços Académicos da faculdade onde o candidato pretende ingressar, mediante o pagamento da taxa devida e da apresentação da documentação exigida localmente (boletim de candidatura, currículo escolar e profissional, etc.).

As provas realizar-se-ão ao longo do mês de junho, cabendo a cada faculdade (FADEUPFAUP, FBAUP, FCNAUPFCUP, FDUPFEPFEUPFFUP, FLUP, FMDUP, FPCEUP e ICBAS) definir os conteúdos e a data da realização das mesmas.

O resultado obtido nas provas específicas terá um peso de 50%  na candidatura ao Concurso Especial para maiores de 23 anos 2018/2019, a decorrer em data a anunciar. Os restantes 50% são distribuídos por uma entrevista pessoal ao candidato e uma avaliação do seu curriculum profissional e académico.

Os estudantes que ingressem na U.Porto através do Concurso Especial para Maiores de 23 anos estão abrangidos pelo regime geral de propinas da Universidade.

Para mais informações, consultar o Regulamento de Provas especialmente destinadas a avaliar a capacidade para a frequência da U.Porto por Candidatos Maiores de 23 anos, ou contactar o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior da U.Porto (GAES-UP) e/ou os serviços académicos da faculdade a que se pretende candidatar.