Arranca no próximo dia 2 de janeiro de 2020 a primeira fase de candidaturas ao Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais 2020/2021, que serve de “porta de entrada” na Universidade do Porto a estudantes que não possuem nacionalidade portuguesa.

Ao todo são 1004 as vagas exclusivas que a U.Porto tem reservadas para estudantes internacionais no próximo ano letivo, superando as 763 disponibilizadas – das quais foram ocupadas 556 – em 2019/2020. A lista abrange 51 dos 53 cursos de 1.º Ciclo (Licenciatura) e Mestrado Integrado da Universidade.

A grande novidade deste ano prende-se com a estreia da licenciatura em Engenharia Agronómica, um curso da Faculdade de Ciências (FCUP) que entrará em funcionamento a partir do próximo ano letivo e que terá nove vagas reservadas para estudantes internacionais.

Novidade são também as 117 vagas destinadas a estudantes provenientes de Macau, no âmbito do acordo assinado recentemente entre a U.Porto, o Instituto Português no Oriente (IPOR) e a Direção dos Serviços do Ensino Superior de Macau (DSES). Este prevê igualmente a criação de uma formação de 600 horas em língua portuguesa, obrigatória para todos os estudantes macaenses admitidos na Universidade

Entre as faculdades que mais vagas abrem no âmbito do Concurso Especial para Estudantes Internacionais 2020/2021 destaca-se a Faculdade de Engenharia (228). Seguem-se as faculdades de Letras (192), Ciências (183), Economia (107), Direito (62), Psicologia e Ciências da Educação (47), Belas Artes (34), Arquitetura (37), Farmácia (33), Medicina Dentária (24), Ciências da Nutrição e Alimentação (21), Desporto (21) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (15).

Apenas os dois cursos de Medicina da Faculdade de Medicina (FMUP e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) não disponibilizam vagas para este concurso.

Quando e como candidatar-se?

Para esta primeira fase do concurso – que se prolongará até 27 de fevereiro – serão disponibilizadas 531 vagas. As restantes serão distribuídas por mais duas fases, a decorrer de 28 de fevereiro a 4 de maio (2.ª fase) e de 30 de junho a 17 de julho (3.ª fase).

A Faculdade de Economia aplica apenas a 1.ª fase do calendário único, ao passo que a Faculdade de Desporto abrirá igualmente uma só fase de candidaturas, a decorrer entre maio e julho de 2020. Já a Faculdade de Engenharia promove duas fases de candidatura: a primeira arrancou a 10 de dezembro e prolonga-se até 4 de fevereiro de 2020; a segunda decorre de 5 de fevereiro a 22 de abril.

candidatura deve ser apresentada através da página do curso / faculdade onde o estudante pretende ingressar, mediante entrega ou submissão eletrónica de requerimento, acompanhada dos documentos necessários. Os candidatos devem satisfazer as condições de ingresso estabelecidas no Regulamento de aplicação do Estatuto de Estudante Internacional da Universidade do Porto.

As candidaturas realizadas na 1.ª fase do concurso serão posteriormente alvo de análise de 4 a 20 de março, data em que devem ser publicados os resultados provisórios. A afixação dos resultados definitivos está prevista para 8 de abril (ver calendário completo).

Propinas com “desconto” para estudantes CPLP

No que toca às propinas, o valor anual aplicado é definido por cada faculdade da U.Porto e varia entre os 3.000 euros e os 8.000 euros (ver valores por curso).

À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, e atendendo aos laços que unem Portugal aos estados que integram a CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), pode ser aplicada uma redução de até 45% na propina paga pelos estudantes nacionais desses países.

Aposta na internacionalização

O Concurso Especial para Estudantes Internacionais foi lançado pela primeira vez em 2014, no seguimento do esforço realizado pela U.Porto no sentido de criar condições que facilitem o acesso aos seus cursos a todos os estudantes, independentemente da sua nacionalidade. Entre as ações desenvolvidas inclui-se a aceitação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do Brasil como critério de seleção para os estudantes brasileiros que pretendam ingressar na Universidade.

Com esta iniciativa, a U.Porto reforça também a aposta na internacionalização do seu ensino. A mesma que, de ano para ano, se traduz no crescente número de estudantes internacionais que procuram as faculdades da Universidade para realizar um curso completo ou para cumprir um período de mobilidade académica.

Só no primeiro semestre do ano letivo 2019/2020, a U.Porto acolhe um mais de 1500 estudantes ao abrigo de programas de mobilidade internacional. A estes juntam-se os mais de 3.500 estudantes estrangeiros de grau que estão já na Universidade – grande parte dos quais, através do Concurso Especial para Estudantes Internacionais – a realizar um curso completo.

Mais informações (condições de acesso, vagas, prazos de candidatura, etc.) aqui ou na área “Internacional” do website da Universidade do Porto.