A Linha de apoio Psicológico da Universidade do Porto (LAPUP) vai estar acessível a todos os membros da comunidade académica que a ela precisarem de recorrer nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, das 19h00 às 23h00.

Lançado em finais de março, este serviço surgiu como resposta à situação de isolamento social e de incerteza gerada pela pandemia de COVID-19. Só no primeiro mês de funcionamento, a LAPUP apoiou mais de 60 casos, relacionados com ansiedade, angústia, solidão, gestão de conflitos, entre outros

O serviço está disponível diariamente (de sexta-feira a domingo), através do telefone 220 408 408, e de forma gratuita (apenas é cobrado o custo da chamada). Do “outro lado” da linha está sempre um dos dez psicólogos que integram a equipa de trabalho, todos eles com formação na área da psicologia clínica e da saúde e experiência de intervenção junto da comunidade universitária.

A pensar nos membros internacionais da Universidade, a linha está igualmente acessível em português, espanhol e inglês, podendo ainda ser agendado o atendimento em italiano, francês ou alemão.

Apoio psicológico para todos

A partir de 1 de janeiro de 2021, a LAPUP será desativada. A U.Porto continuará, contudo, a disponibilizar serviços de apoio psicológico online no âmbito da plataforma PSIC-ON. Estes incluem a prestação de consultas consultas psicológicas individuais, grupos de apoio, apoio ao teletrabalho e consultoria a pais de bebés e crianças pequenas.

Os Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP), bem como as s diferentes faculdades da Universidade, disponibilizam igualmente serviços de apoio psicológico à comunidade.

Mais informações através do e-mail [email protected].