Estudar na melhor universidade portuguesa, no melhor destino do mundo. Este é o mote para a presença da Universidade do Porto no Salon Partir étudier à l’étranger, que se realiza em Paris, de 26 a 28 de novembro. A iniciativa tem Portugal como o país de destaque, honrando as relações entre Portugal e França.

Destinada a estudantes franceses / a estudar em França que procurem formação superior fora do país, a feira internacional realiza-se entre as 09h30 e as 18h00, na Paris Expo Porte de Versailles.

Conhecer os procedimentos de candidatura, saber os prazos, descobrir como é o estilo de vida em Portugal são algumas das informações que estarão disponíveis no stand da Universidade do Porto (localizado no PL5).

No local, todos os interessados podem saber mais sobre as licenciaturas, mestrados, mestrados integrados e doutoramentos da U.Porto, nomeadamente o funcionamento dos cursos, quais as faculdades, que bolsas de estudo existem, entre outros.

A participação no Salon Partir étudier à l’étranger é totalmente gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

Como candidatar-se à Universidade do Porto?

Para todos os estudantes da União Europeia, a candidatura à U.Porto faz-se através do “Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior”. Neste concurso, é necessário ser titular das chamadas “provas de ingresso”/exames nacionais, realizadas por quem conclui o o ensino secundário em Portugal. Para os estudantes de cursos não portugueses, mas legalmente equivalentes, as provas de ingresso podem ser substituídas, no caso de França, pelo Baccalauréat.

Os candidatos com familiares emigrantes portugueses – pais, avós, irmãos ou tios – podem ainda recorrer ao contingente especial para lusodescendentes e familiares, que apresenta vagas exclusivas para os cursos da Universidade do Porto.