Após uma primeira edição bem sucedida, que levou 21 estudantes de doutoramento a testarem e a porem em prática as suas capacidades de comunicação, a Universidade do Porto volta a repetir o desafio no ano letivo 2022/2023. As candidaturas à 2.ª edição da competição U.Porto 3MT® abrem esta terça-feira, 1 de novembro, e são abertas a todos os doutorandos inscritos no 2º ou anos seguintes de um programa doutoral da U.Porto.

Neste concurso, promovido pela primeira vez pela University of Queensland (Austrália) em 2008 e que chega hoje a mais de 900 universidades em todo o mundo, os estudantes de doutoramento são desafiados a explicar a importância e o significado da sua investigação a um público não especialista ao longo de apenas 3 minutos e “usando como suporte não mais que do um único diapositivo”.

Para além do desafio propriamente dito, pretende-se que esta seja também “uma oportunidade para criar laços, estarmos juntos e interagir, partilhando a nossa investigação entre nós e com todos, alargando a nossa comunidade e trazendo para essa mesma comunidade todos os que partilham a nossa curiosidade e interesse pelo conhecimento”, avança a comissão de organização.

Como participar na U.Porto 3MT®?

O preenchimento do formulário de candidatura (ver versão inglesa)  para esta segunda edição da U.Porto 3MT® decorre até 6 de janeiro de 2023. Após a submissão do formulário, os candidatos têm até 31 de janeiro para preparar e submeter um vídeo de 3 minutos apresentando a sua investigação (consultar regras).

Tal como na primeira edição, os autores dos 20 melhores vídeos, a serem selecionados pela Comissão de Avaliação do concurso, irão ter a oportunidade de participar na formação 3MT® e de competir na final do concurso, no dia 19 de maio de 2023.

O vencedor selecionado pelo júri será distinguido com um prémio monetário de 1200 euros. Será ainda atribuída uma menção honrosa no valor de 800 euros.

Mais informações aqui, ou através do e-mail [email protected].