Desde o início de 2019 que mais de 200 estudantes, docentes, funcionários e investigadores da Universidade do Porto têm a oportunidade de circular por toda cidade a bordo de bicicletas – as U.Bike – cedidas pela instituição. Mas agora chegou a hora de dar a vez a outros… Concluída a recolha das primeiras U-Bike atribuídas, a U.Porto vai iniciar, ainda durante este mês de dezembro, uma nova fase de entrega de bicicletas elétricas à comunidade académica.

As bicicletas que estão a ser recolhidas e colocadas em manutenção serão assim, progressivamente, entregues aos seus novos donos. Numa primeira fase, será dada prioridade aos candidatos que ficaram em lista de espera após a primeira fase de candidaturas, concluída em fevereiro.

Todos aqueles que não se candidataram na primeira fase podem ainda registar-se no site do CDUP. Por agora, os interessados podem candidatar-se a utilizar a U-Bike até um período de seis meses, a terminar em julho de 2020. Nessa altura, está prevista a abertura de novas candidaturas para a realização de entregas no início do próximo ano letivo.

Mais de 200 docentes, funcionários, estudantes e investigadores da U.Porto já aderiram ao Projeto U-Bike. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Como funciona o projeto U-Bike?

A atribuição das U-Bike’s é então definida através de um processo de candidatura aberto, periodicamente, a todos os membros da comunidade académica da U.Porto.

Uma vez atribuída a bicicleta, e para permanecerem com a sua U-Bike durante a totalidade do tempo atribuído na candidatura (6, 9 ou 12 meses), os utilizadores deverão utilizá-la no seu dia-a-dia, de forma a perfazer uma média diária mínima de sete quilómetros. Para o efeito, todos os quilómetros são monitorizados por uma plataforma que permite controlar todos os indicadores , nomeadamente o impacto ambiental positivo do projeto, assegurando ao mesmo tempo “uma função de segurança do equipamento e do utilizador ao monitorizar todos os percursos que cada bicicleta realiza.

Pôr as universidades a mexer

Para além da U.Porto, o projeto U-Bike envolve mais 14 instituições de ensino superior nacionais e, no total, deverá colocar em circulação mais de 3.200 bicicletas (elétricas e convencionais) em todo o país. O objetivo passa por estimular a prática de exercício físico entre os estudantes universitários (e não só), bem como ajudar a diminuir a utilização de transportes emissores de gases poluentes.

O projeto U-Bike Portugal é cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (PO SEUR), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.

Mais informações em cdup.up.pt/ubike ou através do e-mail [email protected].