De 26 a 29 de julho, o Teatro Universitário do Porto (TUP) apresenta El Terror. O tema promete não ser fácil e o local onde acontece é, no mínimo, improvável: o Parque de Estacionamento da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP).

À semelhança do que já tem vindo a acontecer em anos anteriores, em que o Teatro Universitário do Porto tem um encenador convidado, desta vez o convite foi endereçado a uma bailarina. Ana Isabel Castro, que é também autora e coreógrafa, criou um espetáculo de dança que vem explorar o conceito de ‘Medo’. Desta proposta surgiu El Terror.

Partindo de uma matriz feminina e intimista, El Terror trabalha os lugares comuns que fazem parte do nosso imaginário de horror para abordar os receios mais profundos e a essência do que nos assusta. Do que significa ter medo.

O espetáculo é interpretado por cinco antigas e atuais estudantes da U.Porto e toda a equipa de produção do espetáculo é constituída unicamente por sócios do TUP. Todos os anos, o TUP apresenta, no mínimo, dois espetáculos, produzidos e interpretados por elementos da associação. El Terror é a primeira produção de 2021.

O espetáculo vai decorrer nos dias 26, 27, 28 a 29 de julho, sempre às 21h45 e ao ar livre, no Parque de Estacionamento da FDUP (com entrada pela Praça Coronel Pacheco).

O preço dos bilhetes varia entre os 4 euros (bilhete normal), 3,5 euros para estudantes e 3 euros para sócios e sócias do TUP. A reserva de bilhetes deve ser feita através do e-mail [email protected]. O pagamento é efetuado no local.

As sessões vão decorrer no Parque de Estacionamento da Faculdade de Direito. (Foto: DR)

Sobre o Teatro Universitário do Porto

Fundado a 13 de dezembro de 1948, por um grupo de estudantes e docentes da Faculdade de Medicina da U.Porto, o TUP é o grupo de teatro mais antigo da Invicta. Apesar de manter a sua atividade enquanto associação juvenil sem fins lucrativos, o TUP tem-se afirmado igualmente enquanto espaço privilegiado de formação, criação e experimentação teatral.

Os últimos anos de atividade do grupo têm sido marcados pela apresentação de vários espetáculos originais, escritos e encenados pelos membros da companhia, outras vezes, recorrendo a encenadores convidados. Alguns dos espetáculos foram já premiados em festivais nacionais e internacionais de teatro universitário.