O Teatro Universitário do Porto (TUP) vai viajar, no próximo dia 5 de março, até ao Cavalete e Poço do Fojo, Folgoso (Raiva, Castelo de Paiva), para apresentar Da Raiva ao Paraíso, um espetáculo de teatro comunitário construído em colaboração com a comunidade da União de Freguesias da Raiva, Pedorido e Paraíso (Castelo de Paiva)

Resultado de um conjunto de oficinas desenvolvidas entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023, Da Raiva ao Paraíso revisita as memórias de uma comunidade profundamente marcada pela antiga exploração mineira de carvão do Couto Mineiro do Pejão.

“As Minas do Pejão laboraram nesta terra durante mais de um século e ocuparam as vidas de mais de 3000 trabalhadores e das suas famílias. A natureza tomou conta dos edifícios que antes eram habitados por carvão, mas ainda restam as memórias do trabalho duro, os relatos das lutas e do companheirismo. Ainda vivem as fotografias das peças de teatro que enchiam o salão da freguesia. Da Raiva ao Paraíso, do que foi ao que ainda está por fazer. Memórias sobre a nossa terra”, apresenta a sinopse do espetáculo.

Com direção artística de Bruna Dias, Inês Leal, Raquel Chaves, Rúben Sousa e Sandra Pinheiro, Da Raiva ao Paraíso junta em palco os criadores e intérpretes Clara Capela, Cláudia Gonçalves, Conceição Rodrigues, Fernando Gomes, Joel Dias, José Gonçalves, Maria João Martins, Maria José Capela, Rosa Íris Capela, Tiago Gonçalves

O espetáculo, que conta com o apoio da Universidade do Porto, tem início às 19h00 e terá a duração aproximada de 45 minutos. A entrada é livre.