Atividades para todas as idades, conferências e atuações diversas. Durante quatro dias, de 20 a 23 de abril, a Universidade Porto mostra o melhor de si naquele que é o maior festival de ciência da região, e um dos eventos mais aguardados do ano na academia. 

Nesta 20.ª Mostra da Universidade do Porto, as 14 faculdades, centros de investigação e outros serviços da U.Porto regressam ao Pavilhão Multiusos de Gondomar, levando consigo muitas surpresas e atividades diversas para todos os interessados que queiram saber mais sobre a Universidade.

Ao longo de todo o evento, os visitantes vão poder explorar o que de melhor se faz na academia, e ficar a conhecer um pouco mais sobre a transição para o ensino superior. Para isso, contarão com a companhia de centenas de docentes, técnicos e estudantes da U.Porto, que estarão disponíveis para auxiliar e esclarecer as dúvidas dos futuros universitários. 

Num percurso pelo recinto, serão assim possível participar em dezenas de atividades interativas de experimentação e demonstração científica propostas pelas diferentes faculdades, bem como saber mais sobre os respetivos planos de estudo e experiências extracurriculares.

Os visitantes da Mostra poderão obter informações sobre os mais de 50 cursos de licenciatura e mestrado integrado oferecidos pela U.Porto. (Foto: U.Porto)

Danças, simulações e muita letra

Além das atividades a decorrer em permanência nas bancas das várias unidades orgânicas da Universidade, o palco central do recinto irá receber eventos pontuais para todos os gostos. Haverá conversas sobre desporto e arte, além das habituais palestras de esclarecimento sobre o acesso ao ensino superior, sem esquecer as habituais atuações das tunas e grupos de fado. 

A simulação de um julgamento, organizado pela Faculdade de Direito (FDUP), rastreios de saúde e demonstrações de suporte básico de vida protagonizados pela Faculdade de Medicina (FMUP) e pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), bem como tertúlias e demonstrações organizadas pelos estudantes da Faculdade de Belas Artes (FAUP), uma simulação de roleta com questões a cargo da Faculdade de Farmácia (FFUP) e ainda a apresentação do núcleo de dança da Faculdade de Desporto (FADEUP). Estes são apenas alguns exemplos do que a Mostra deste ano tem preparada para os seus visitantes.

Preparar o futuro

Concebida a pensar nos futuros estudantes do Ensino Superior, a Mostra da U.Porto promete dar espaço ao esclarecimento de dúvidas, bem como à partilha de testemunhos reais de atuais estudantes da academia.  

A Mostra 2023 vai contar com conferências e palestras organizadas pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES), em que será possível um pequeno vislumbre do futuro e um esclarecimento sobre os procedimentos de transição para o Ensino Superior.

A participação nas palestras é gratuita e limitada aos lugares existentes. Já a sessão de esclarecimento sobre o acesso ao Ensino Superior, conduzida pela DGES, tem entrada gratuita mas sujeita a inscrição prévia. 

Transporte gratuito até à Mostra

De forma a assegurar que todos têm a oportunidade de visitar a Mostra 2023, a U.Porto vai disponibilizar um serviço de transporte gratuito e permanente até ao Pavilhão Multiusos de Gondomar.

O transporte irá partir de cinco pontos distintos: Estação de Campanhã (início da Rua Pinto Bessa), Estação de Metro do Estádio do Dragão, Estação de Metro de Fânzeres, Planetário do Porto e Asprela. Os horários podem ser consultados aqui.

A 20.ª Mostra da U.Porto tem entrada livre e estará de portas abertas das 10h00 às 19h00, durante quinta e sexta-feira. Das 11h00 às 19h00 no sábado,  e das 11h00 às 18h00 no domingo

Mais informações disponíveis em mostra.up.pt.