Ao longo das próximas semanas, o espírito do Natal vai invadir os espaços do Jardim Botânico do Porto e da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP). Passam por aqui as várias propostas preparadas pela U.Porto para celebrar a quadra em família e, muito especialmente, com os mais novos.

A primeira iniciativa acontece já este sábado, dia 14 de dezembro, na Galeria da Biodiversidade, e consiste numa “Oficinal de Natal para Famílias”. Ao longo de cerca de hora e meia, e divididos em duas sessões distintas (às 10h30 e às 14h30),  miúdos – de idade igual ou superior a seis anos – e graúdos terão a oportunidade de construir enfeites natalícios originais, recorrendo a materiais provenientes do Jardim Botânico do Porto.

A inscrição na atividade tem um custo de 4 euros (por pessoa) e pode ser efetuada através do e-mail [email protected].

Para os mais novos

A quadra natalícia traz também os já tradicionais programas de férias de Natal promovidos pelo MHNC-UP e pela Universidade Júnior, destinados a crianças dos 6 aos 12 anos, com interesse pelos domínios da Biologia, Geologia, Ambiente, Botânica, Literatura e Artes.

Uma vez mais, o Jardim Botânico do Porto será a “inspiração” para um conjunto de atividades diárias – a decorrer ao longo de três semanas, entre 18 de dezembro e 4 de janeiro de 2020 – onde não faltarão jogos, atividades de teatro, construção de narrativas, observação e investigação.

Durante a segunda semana da iniciativa (26 a 29 de dezembro) vai ter também lugar uma Oficina de Teatro onde as crianças vão poder participar na criação de cenários, de figurinos e do texto, e poderão vestir a pele de atores e encenadores para, no final, apresentarem a peça aos pais, familiares e amigos.

As atividades decorrem diariamente, entre as 9h30 e as 17h30. O custo de participação nas atividades diárias é de 18 euros (com almoço, seguro e materiais incluídos). Já a atividade semanal (teatro) tem um custo de 70 euros. Mais informações / inscrições aqui.

Recordar Sophia em dose quádrupla

A última proposta faz-se de Natal, mas também de música e poesia. São esses os condimento d’ “A Noite de Natal”, título do espetáculo que sobe ao palco da Galeria da Biodiversidade nos dias 19, 20, 21 e 22 de dezembro, no âmbito do encerramento das comemorações do centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Concebido especialmente para a Galeria da Biodiversidade, este espetáculo inédito, e especialmente recomendado para crianças com mais de seis anos, recupera o conto intemporal de Sophia sob a forma de uma leitura encenada. A esta junta-se a música de Eurico Carrapatoso, com interpretação musical ao vivo pelo Ensemble MPMP, enriquecida com a projeção de ilustrações de Mariana, a miserável.

A entrada é livre, mas limitada aos lugares existentes e sujeita a inscrição prévia através do e-mail g[email protected]. Apenas serão aceites até cinco inscrições por pessoa.