A eleição dos representantes dos estudantes no Conselho Geral da U.Porto realiza-se no dia 23 de abril. (Foto: U.Porto)

Acabam de ser conhecidas as três listas candidatas à eleição dos Representantes dos Estudantes no Conselho Geral da Universidade do Porto, que se realiza no próximo dia 23 de abril.

As listas admitidas ao processo eleitoral são representada pelos estudantes Diogo Manuel Rebelo de Azevedo Seabra Pimenta, da FEUP (Lista A), Maria Francisca de Castro Ribeiro Pereira da Silva, do ICBAS (Lista B), e Inês Azevedo da Silva, da FMUP (Lista C). Fora da corrida, por não ter entregue todos os componentes necessários, ficou a Lista D, representada pela estudante Maria Catarina da Cunha Alves (FLUP).

Cada uma das listas concorrentes ao biénio 2018-2020 é constituída por oito elementos (quatro efetivos e quatro suplentes), provenientes das diferentes faculdades da U.Porto. A composição completa das três listas pode ser consultada aqui.

A eleição dos quatro representantes dos estudantes no Conselho Geral da U.Porto é feita por sufrágio direto e universal entre a comunidade estudantil da Universidade, para um mandato de dois anos. A escolha dos representantes estudantis é determinada pela aplicação do seguinte método aos resultados finais apurados: a) cada lista apurará um número de votos igual à soma dos votos atribuídos a membros individuais da lista; b) cada lista elegerá um número de membros determinado pela aplicação do método de Hondt aos resultados da eleição; c) dentro de cada lista, os membros serão reordenados por ordem decrescente do número de votos que obtiveram.

Recorde-se que o Conselho Geral é um dos três órgãos de governo da U.Porto constituído por 23 membros: 12 representantes dos docentes e investigadores, quatro dos estudantes e um do pessoal não docente da Universidade, a que se juntam seis personalidades externas à U.Porto.

Atualmente, os estudantes são representados no Conselho Geral por Ana Rita Ramalho (FMUP), Francisco Vieira (FMUP), João Nunes (ICBAS) e José Nunes (FEUP), escolhidos no último ato eleitoral, realizado a 11 de abril de 2016.

Informações mais detalhadas sobre este processo eleitoral podem ser consultadas aqui e em www.facebook.com/eleicoesestudantesCG.