Em Nove Meses de Inverno e Três de Inferno, João Pedro Marmoto retrata na primeira pessoa o quotidiano das gentes de Trás-os-Montes. (Foto: João Pedro Marmoto)

Depois de uma primeira sessão dedicada às mulheres-arrais de Vila Chã, o ciclo de cinema etnográfico “3 Lugares, 3 Filmes, 3 Conversas” regressa este sábado, 1 de junho, à Casa Comum – situada no edifício da Reitoria – da Universidade do Porto, com a exibição do documentário Nove Meses de Inverno e Três de Inferno, de João Pedro Marmoto.

Refletir sobre dicotomias caras a quem se interessa por etnografia, com muita conversa à mistura, é a proposta deste ciclo promovido pela Unidade de Cultura da U.Porto, em parceria com o NEFUP – Núcleo de Etografia e Folclore da Universidade do Porto. Partindo de três documentários etnográficos com histórias diferentes, convida-se o público a viajar até três lugares distintos, para analisarem três filmes e, por fim, ter três breves conversas.

Nesta segunda sessão, o realizador portuense João Pedro Marmoto vai partilhar o fruto de um trabalho de dez anos de vivência e viagem por Trás-os-Montes. Daí nasceu Nove Meses de Inverno e Três de Inferno, documentário que retrata na primeira pessoa o quotidiano das gentes da região, mas também a ruralidade em extinção e as dicotomias Urbano versus rural e Progresso versus Tradição.

O ciclo “3 Lugares, 3 Filmes, 3 Conversas” encerra a 15 de junho com a exibição do documentário Pagar a Promessa, seguida de uma conversa com o realizador Tiago Cerveira.

Todas sessões são de entrada gratuita e têm início às 18h00.

Mais informações aqui.

Sobre a Casa Comum

Inaugurada no passado dia 3 de abril, no primeiro piso da Reitoria da U.Porto, a Casa Comum apresenta-se como um espaço diferenciador na oferta cultural da cidade. “Equipada” com um auditório, duas salas de exposições e uma sala de videoarte, a Casa oferece uma programação regular e diversificada de eventos – concertos, performances, exposições, mesas redondas, aulas abertas, workshops, sessões de cinema, entre outros – através da qual se pretende dar especial visibilidade aos trabalhos dos estudantes e docentes da U.Porto, mas também a outros talentos e figuras consagradas.

Para promover a programação da Casa Comum, a U.Porto disponibiliza uma app – a “Acontece na U.Porto” – que permite acompanhar, em tempo real, todas as atividades culturais, desportivas e científicas a realizar na Reitoria, bem como nas diferentes faculdades, centros de investigação e núcleos museológicos da Universidade.