Jorge Polónia é professor associado do Departamento de Medicina da FMUP.

Trabalho liderado por Jorge Polónia foi um dos 30 distinguidos, a nível mundial, pela SEH-SIH.

Um estudo  liderado por Jorge Polónia, docente e investigador da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi agraciado com o Prémio Alberto Ferrari. O galardão foi atribuído pela Sociedade Europeia (SEH) e pela Sociedade Internacional de Hipertensão (SIH), no âmbito do congresso anual da SEH-SIH, realizado em Atenas no passado mês de junho.

O trabalho distinguido, intitulado “Estimation of 24-h sodium, potassium and albumin excretion from spot urine samples in a national representative survey of hypertension”, confirma que o método mais fiável para se estimar o consumo diário de sódio e potássio é a recolha da urina expelida durante um período de 24 horas.

Note-se que este estudo integra o PHYSA – o maior projeto realizado em Portugal sobre prevalência e controlo de hipertensão, consumo de sal e padrões genéticos relacionados com a hipertensão.

O Prémio Alberto Ferrari distingue os dez melhores trabalhos apresentados em poster em cada um dos dias do congresso anual da SEH-SIH. Este ano distinguiu 30 de entre os cerca de 2.000 pósteres apresentados.