A promoção do desporto informal junto da comunidade estudantil foi o mote para o primeiro Torneio de Basquetebol 3×3 organizado pela Universidade do Porto e pela Associação de Basquetebol do Porto (PPB). A competição decorreu no passado dia 15 de dezembro e reuniu 47 atletas no Estádio Universitário do Porto.

O ambiente descontraído e competitivo foi a nota dominante entre os participantes. “Está tudo ótimo e seguro, com a obrigatoriedade das máscaras sempre fora do campo. Inscrevia-me já no próximo torneio!”, destaca Marta Carvalho Taveira, estudante da Faculdade de Desporto (FADEUP).

No que toca à competição propriamente dita, os vencedores da prova masculina foram a equipa “Se não houver queima”. Em segundo lugar ficaram os “Parceiros INK”, cabendo aos “Rodízio” fechar o pódio.

No feminino, participaram duas equipas. A vitória foi para as “Felices Las 4”, que se impuseram às “Campeonas”.

Pódio feminino do Torneio de Basquetebol 3×3. (Foto: CDUP-UP)

“Um fator muito importante para a promoção do desporto”

O torneio contou com a presença de Américo Santos, selecionador nacional de Basquetebol 3×3 e responsável pelos treinos recreativos de Basquetebol 3×3 na U.Porto, que explica que se envolveu nesta organização “para dar o exemplo de como nós podemos ter muito mais Basquetebol, muito mais 3×3, muito mais desporto oferecido à comunidade”.

Ter a Universidade como impulsionadora do torneio e dos treinos recreativos é, para o selecionador, “um fator muito importante para a promoção do desporto” junto da comunidade estudantil e também dos alumni da U.Porto.

A mesma opinião foi vincada por Vítor Carneiro, presidente da Associação de Basquetebol do Porto (ABP), para quem é através destes eventos que é possível “envolver o máximo de pessoas, principalmente do desporto universitário, com atletas não federados também. Isto contribui para o aumento da possibilidade de poderem praticar basquetebol e ficarem amantes de desporto”.

Já Bruno Almeida, diretor do Centro de Desporto da U.Porto, explica que, “para a Universidade, o objetivo passa essencialmente pelo aumento da prática desta modalidade junto da comunidade académica”.

Para o futuro, a ambição passa por avançar com a realização de mais torneios e aumentar o número de participantes nos treinos recreativos. Como tal, a ABP prevê que esta parceria com a Universidade seja um sucesso e que, “com o passa a palavra funcione como promotor de próximos eventos e próximas iniciativas. A ideia é repetir este evento e com uma dimensão ainda maior, e a pouco e pouco irmos criando este hábito e esta rotina, de jogar 3×3”, remata Paulo Neta, diretor técnico da ABP.

Recorde-se que os treinos recreativos de Basquetebol 3×3 continuam a decorrer no Estádio Universitário sob a orientação de Américo Santos. Os treinos são gratuitos e acontecem semanalmente à quinta-feira, às 21h00.