No âmbito do Programa MIT Portugal, está aberto um concurso para financiamento de projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (projetos Testbed) que pretendem demonstrar as capacidades de desenvolvimento conjunto de produtos e serviços inovadores de elevada intensidade tecnológica entre parceiros privados e públicos e as entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN), nas seguintes áreas de aplicação:

1. Cidades Sustentáveis
2. Engenharia de Células Estaminais para Medicina Regenerativa
3. Abordagens de projeto e de fabrico nas indústrias da mobilidade

O objetivo específico destes projetos de investigação consiste no desenvolvimento de aplicações com grande intensidade tecnológica e com relevância económica e social. Pela sua complexidade e abrangência, os projetos Testbed deverão incluir diversas áreas do saber, pressupondo uma cooperação alargada entre os parceiros privados, as Instituições de Ensino Superior, instituições públicas sem fins lucrativos, entidades do SCTN e o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Podem candidatar-se a financiamento equipas de investigação das seguintes entidades: instituições do ensino superior, seus institutos e centros de I&D, laboratórios associados, laboratórios de estado e instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de Ciência e Tecnologia.

O acompanhamento do progresso científico dos projetos aprovados neste concurso será assegurado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em articulação com o gabinete de coordenação do Programa MIT Portugal.

Os projetos a financiar terão a duração máxima de 36 meses, sujeitos a avaliação intercalar.

No âmbito deste concurso está previsto o financiamento a três projetos Testbed, um em cada uma das áreas de aplicação previamente mencionadas, atingindo um total de financiamento máximo de €3.260.000 para as instituições universitárias e de investigação portuguesas.

As candidaturas devem ser apresentadas à FCT, em língua inglesa, entre o dia 15 de Novembro de 2013 e as 17 horas, hora de Lisboa, do dia 20 de Janeiro de 2014.

Para mais informações consultar a página oficial do concurso ou contactar a Unidade de Projetos da UP através do e-mail [email protected].