Tiana Holzhauer apresenta-se como “uma cidadã do mundo”. E também gosta de “pensar e sonhar em grande”. Tanto que, aos 21 anos, e já depois de ter ingressado no ensino superior na Alemanha, decidiu fazer as malas e mudar-se de Friburgo – de onde é natural – para o Porto, para estudar Relações Internacionais na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), onde ingressou com média de 20 valores (!).

Mais de um ano depois, a estudante alemã elege como o melhor do seu ano de estreia na U.Porto “aquela sensação de recomeço, de página branca à espera de ser preenchida, de início de uma nova aventura. (…)  Foi precisamente esta sensação que me transmitiu a liberdade interior necessária para ir atrás dos meus planos e sonhos, e que me deu muita força e confiança”, diz. E também sucesso académico.  Com uma média de 18,2 valores no final do 1.º ano do curso, é dela a última vaga entre os 21 estudantes da U.Porto que vão receber o Prémio Incentivo 2020. Uma distinção que, para Tiana, “não podia ter vindo em melhor altura” e é a “prova” de que tomou “a decisão certa”.

O que te motivou a escolher a U.Porto?

Quero manter-me fiel às minhas próprias palavras e repito, portanto, o que já disse há mais de um ano atrás: A sua localização geográfica. O Porto é, e sempre será, sem dúvida nenhuma, uma das cidades mais bonitas que eu conheço e, pelas mais variadas razões, um lugar extremamente especial. O facto da U.Porto oferecer o curso de Línguas e Relações Internacionais, curso que infelizmente ainda não chegou à Universidade de Freiburg, foi, obviamente, um grande bónus que também me ajudou a seguir o meu instinto e fazer as malas.

O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

Daquela sensação de recomeço, de página branca à espera de ser preenchida, de início de uma nova aventura que me acompanhou ao longo deste primeiro ano na U.Porto. Foi precisamente esta sensação que me transmitiu a liberdade interior necessária para ir atrás dos meus planos e sonhos, e que me deu muita força e confiança.

O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Gostava de ver uma distribuição mais equilibrada e igualitária dos recursos – sejam eles financeiros, humanos, materiais ou outros. É triste ver uma faculdade tão rica e ao mesmo tempo tão limitada como a Faculdade de Letras, precisamente por ser a Faculdade de Letras. O contributo das ciências humanas e sociais para o nossa sociedade não é apenas fundamental, mas também é indispensável na medida em que não é substituível pelas outras grandes disciplinas como a medicina ou o direito. Merece um reconhecimento e um apoio mais dignos, que façam jus à sua importância.

Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

Depois de um primeiro ano, na sua maioria, profundamente positivo e confiante, o segundo ano tem contido períodos já significativamente mais conturbados, e primeiras dúvidas – quanto à minha decisão de estudar no Porto, de estar longe da minha família, de viver num país no qual, por mais que eu tente fazer parte dele, nunca deixarei de ser uma estrangeira – têm tornado alguns dias particularmente difíceis. “Será que vale a pena? Será que estou no caminho certo?” O prémio prova que sim. Não podia ter vindo em melhor altura.

Quais são os teus planos para o futuro?

Para ser sincera, questões relacionadas com planos futuros sempre me fazem hesitar por alguns segundos: Algo diz-me que as pessoas tendem a esperar respostas do género “Quero trabalhar na ONU!”, “Quero ser embaixadora!” ou ainda “Colégio da Europa e depois Bruxelas!”. E não vou mentir, todas as respostas acima referidas são opções que me têm passado pela cabeça. Gosto de pensar e sonhar em grande. Mas, ao mesmo tempo, uma parte de mim sente uma profunda atração por um estilo de vida mais simples, longe da agitação e da confusão assustadoras de Bruxelas, Berlim e companhia. Vou tentar encontrar um meio-termo entre os dois. Até lá, quero aproveitar ao máximo o meu último ano de licenciatura e o meu semestre de Erasmus, assim como continuar a trabalhar, de uma forma ou de outra, na área das línguas. Quanto ao resto: O que será, será.

Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

Desafiante.