“Não é um livro de arquitetura. É uma tentativa, provavelmente frustrada, de me servir da minha experiência, no seu âmbito, por ela ser o meio mais simples de articular tempo e espaço, de modelar a realidade, de fazer sonhar”. É assim que Alexandre Alves Costa, arquiteto e Professor Catedrático Emérito da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), apresenta Argumentos 1: em deriva, título de uma das mais recentes publicações da U.Porto Press.

Este primeiro de dois livros de Alexandre Costa, a lançar pela Editora da Universidade do Porto, resulta de uma parceria com a Fundação Marques da Silva. É também a décima segunda obra a integrar a Coleção Transversal da U.Porto Press, lançada em finais de 2020, uma coleção dedicada a coedições com faculdades e centros de investigação da U.Porto, particularmente no que toca a publicações que valorizam o conhecimento produzido nesta academia.

Estruturado em cinco capítulos – “Memórias”, “Cidadania”, “Outros Caminhos”, “Livros”, “Arquitetura, Cidade e Território” –, Argumentos 1: em deriva reúne um conjunto alargado de textos, alguns até agora inéditos, que o autor foi escrevendo ao longo dos anos, em resposta às mais diversas circunstâncias.

Para a Arquitetura foi reservado o último capítulo, como refere Alexandre Alves Costa na Introdução, “na tentativa de lhe encontrar uma superestrutura aglutinadora”.

Nesta obra, o pano de fundo é sempre, em primeira e última instância, uma reflexão sobre o que decorre da experiência de vida do autor: da família aos amigos; do que lhe foi dado viver ou como se posicionou em momentos marcantes da história pessoal e nacional das últimas décadas; dos livros sobre os quais se pronunciou; e, sempre, o que decorre de uma linha de pensamento e de ação indissociável da sua condição de Arquiteto.

“Se conseguisse validar com a escrita a qualidade que transportam os títulos dos capítulos (…), talvez, não querendo, tenha construído um livro de arquitetura e dos seus argumentos, em deriva”, revela Alexandre Alves Costa.

Argumentos 1: em deriva pode ser adquirido na loja online da U.Porto Press.

Sobre Alexandre Alves Costa

Diplomado em Arquitetura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto (ESBAP), antecessora das atuais faculdade de Arquitetura (FAUP) e de Belas Artes (FBAUP) da U.Porto, Alexandre Alves Costa é Professor Catedrático Emérito da FAUP, instituição onde lecionou Projeto I e História da Arquitetura Portuguesa e foi diretor do Programa de Doutoramento em Arquitetura. É ainda autor de uma vasta bibliografia publicada, sobretudo, em revistas da especialidade, portuguesas e estrangeiras.

Durante a década de 1970 fundou, com Sergio Fernandez, o Atelier 15. Algumas das suas principais obras incluem: o Centro Social de Baião (1977-1982); as escolas de Ciências e Ciências Sociais da Universidade do Minho, em Guimarães; ou o projeto de requalificação do Cine-Teatro Constantino Nery, em Matosinhos (2001-2008).

Abordando temas relacionados com o ensino ou com a crítica e história da arquitetura, Alexandre Alves Costa tem participado em múltiplos cursos, seminários ou mesas redondas e proferido conferências em Portugal e no estrangeiro. É também membro do Conselho Nacional de Cultura (Secção do Património Arquitetónico), do Conselho Municipal de Cultura da Câmara Municipal do Porto (desde 2021) e do Conselho Geral da Fundação Marques da Silva.

Alexandre Alves Costa tem vindo a ser agraciado com múltiplas distinções. Entre elas destaca-se o Grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada (2006), a Medalha de Ouro da Cidade de Vila Nova de Gaia (2013) e a Medalha de Mérito (Grau Ouro) da Câmara Municipal do Porto (2021).