O Instituto Geofísico da Universidade do Porto (IGUP) e o Observatório Astronómico Professor Manuel de Barros (OA), edifícios geridos pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), são os mais recentes tesouros secretos da Área Metropolitana do Porto e estarão, já a partir deste sábado, 6 de maio, abertos a visitas guiadas por parte da Porto Secret Spots. 

Com a participação de estudantes da FCUP como guias, as visitas serão de cerca de uma hora e prometem muitas curiosidades científicas. “Formamos jovens cientistas de Geologia e de Física para fazerem estas visitas, tendo participado também na adaptação do guião”, conta Pedro Pardinhas, que ajudou a fundar a Porto Secret Spots. 

A parceria entre a FCUP e a Porto Secret Spots, que também faz visitas ao arco da Ponte da Arrábida, ao Pavilhão Rosa Mota e à Casa Museu Fernando de Castro, permitirá receber o público em geral, além dos grupos escolares que habitualmente os visitam. 

A divulgação destas visitas abriu o mês de maio com o convite aos órgãos de comunicação social para ficarem, em primeira mão, a conhecer estes dois espaços pertencentes à FCUP. No dia 2, com a presença de Helena Sant’Ovaia, diretora do IGUP, e de José Luís Santos, Diretor do OA, visitaram a estação sísmica do IGUP e o Círculo Meridiano de Espelho, no OA. 

Os edifícios com gestão da FCUP foram visitados pela comunicação social. (Foto: DR)

O que têm estes tesouros para mostrar?

Já há muito tempo que Helena Sant’Ovaia, docente da FCUP e diretora do IGUP, pretendia estabelecer uma colaboração para poder dar resposta ao interesse crescente da população em visitar o IGUP. “Há muita procura, mas nós não temos capacidade. As pessoas pedem visitas e às vezes, eu ou o Professor Rui Moura, vínhamos cá ao fim de semana para fazer”, conta. Mas nem sempre é possível responder a pedidos que vão desde as escolas a Universidades Sénior até ao cidadão comum. 

Agora é possível e o mote é apelativo. Afinal, ninguém diria que, na Serra do Pilar, pudesse existir uma estação sísmica com segredos por desvendar. Neste espaço, há histórias para contar, ligadas à Guerra Fria, que prometem prender a atenção dos visitantes. 

Já no alto do Monte da Virgem, existe um discreto Observatório Astronómico com muito para ensinar. Que o diga José Luís Santos que apresenta, com entusiasmo, o edifício Círculo Meridiano de Espelho. Trata-se de um instrumento inserido num edifício com uma cobertura semicilíndrica quase única no mundo. O que a torna especial é a capacidade de deslizar para permitir a observação precisa da passagem de estrelas pelo meridiano local.

Tanto o IGUP, como o OA têm como guias estudantes da FCUP, que participaram ativamente na elaboração dos guiões de visitas. (Foto: DR)

Sobre as visitas 

Guiadas por Patrícia Silva e Bárbara Fonseca, estudantes da licenciatura em Geologia, e Joana Costa e Rodrigo Gavioli, da licenciatura em Física, as visitas têm um custo de 12 euros por pessoa, sendo que os visitantes deverão ter idade igual ou superior a 12 anos. Para os estudantes e funcionários da U.Porto o valor cobrado é de 10 euros. 

Serão feitas duas visitas por sábado, uma às 15h00 e outra às 16h30.

As reservas para as visitas ao IGUP e ao OA devem ser feitas através de e-mail ou contacto telefónico.