A tese de doutoramento “Valores do olimpismo: um estudo centrado nos Jogos Olímpicos da juventude de Buenos Aires 2018”, da autoria de Ana Gabriela Medeiros, antiga estudante da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), venceu a IX edição do Prémio PNED “Investigação sobre Ética no Desporto”.

A (agora) alumna da FADEUP e atual docente na Universidade do Estado da Bahia, Brasil, concluiu o Programa Doutoral em Ciências do Desporto em novembro de 2021, sob orientação de Rui Garcia, docente do Gabinete de Sociologia do Desporto da FADEUP, e coorientação de Doiara Santos, da Universidade Federal Viçosa, Brasil.

No estudo premiado, Ana Gabriela Medeiros procurou compreender as representações e manifestações dos valores do Olimpismo nos Jogos Olímpicos da Juventude 2018, que decorreram em Buenos Aires (Argentina).

Partindo de “uma abordagem qualitativa, fundamentada no paradigma interpretativo, sob a forma de pesquisa de campo”, a jovem investigadora concluiu que o evento “potencializou os aprendizados, as vivências e manifestações dos valores humanos assentes na ideologia Olímpica”, sendo que “os atletas demonstraram compreensão acerca dos valores que compõem o Olimpismo e alegaram que os Jogos Olímpicos da Juventude se configuraram como um palco para a prática destes valores”.

“Muito honrada em receber este prémio”

Numa curta declaração sobre o prémio, Ana Gabriel Medeiros confessa sentir-se “muito honrada em receber este prémio”, acrescentando que “foram quatro anos inteiramente dedicados ao trabalho da tese, abdicando de alguma coisas importantes durante o processo”.

Para finalizar, afirma acreditar que o trabalho que serviu de base à sua dissertação “tem potencialidade para a área, em especial no que tange a Educação em Valores no Desporto”.

Atribuído anualmente pelo Instituto Português de Desporto e Juventude, no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto, o Prémio PNED “Investigação sobre Ética no Desporto“ distingue a melhor dissertação de mestrado e doutoramento defendida no ano anterior, sobre temas ligados à Ética Desportiva ou às Ciências da Educação/Educação para os Valores no Desporto

O galardão inclui um prémio pecuniário de 2 mil euros.