From left to right: Ewine van Dishoeck (the Netherlands, President-elect), Silvia Torres-Peimbert (Mexico, President), Piero Benvenuti (Italy, General Secretary) and Maria Teresa Lago (Portugal, General Secretary-elect).

Teresa Lago com os restantes membros da direção da UAI (da esq. para a dir.):  Ewine van Dishoeck (futura Presidente), Silvia Torres-Peimbert (Presidente) e Piero Benvenuti (atual Secretário-Geral).

A professora (reformada) da Faculdade de Ciências e fundadora do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, Teresa Lago, será a secretária-geral da União Astronómica Internacional para o mandato 2018 – 2021.

A eleição de Teresa Lago realizou-se na Assembleia Geral da União Astronómica Internacional que decorreu de 3 a 14 de Agosto, no Havai, Estados Unidos da América, onde a investigadora portuguesa assumiu o cargo de secretária-geral adjunta para os próximos três anos.

A União Astronómica Internacional é a principal organização mundial de astronomia, sendo a autoridade internacional responsável pela atribuição dos nomes oficiais de todos os corpos celestiais e das suas superfícies.

Fundada em 1919, a União Astronómica Internacional conta atualmente com mais de 11 mil membros de 96 países, entre astrónomos profissionais, investigadores e docentes dedicados à pesquisa e ensino da Astronomia.

Doutorada em Astronomia pela Universidade de Sussex, no Reino Unido, Teresa Lago desenvolveu toda a sua atividade docente e de investigação na Universidade do Porto. Em 1989 fundou e foi a primeira diretora do CAUP – Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (atualmente renomeado Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, após a fusão com o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa), uma das mais reconhecidas e premiadas unidades de investigação de Portugal.

Antes, em 1985, Teresa Lago havia já sido distinguida com o Prémio Henri Chrétien da Sociedade Americana de Astronomia. É membro da Royal Astronomical Society e integrou os painéis de conselheiros da Sociedade Astronómica Europeia, da Agência Espacial Europeia e da Comissão Europeia (DG XII). Teresa Lago foi também uma das 22 personalidades europeias escolhidas em 2005 para membro fundador do conselho científico do Conselho Europeu de Investigação (ERC).