As mil e uma aulas | práticas e teóricas em cursos de arquitetura é o título da Última Aula que Teresa Fonseca, Professora Associada com Agregação da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), vai proferir no próximo dia 8 de fevereiro, às 18h00, no Auditório Fernando Távora, assinalando desta forma a sua jubilação.

“De escritos, figuras e mapas de 2130 aulas em que houve oportunidade de interagir com mais do que 3466 estudantes, cujos nomes e rostos venceram com êxito o meu ensino, além da centena que me convidou para orientação ou cooperação em teses”, a última aula de Teresa Fonseca resultará numa seleção de “algumas ideias e exemplos que tomei como referências maiores e linhas de conduta para servir a Arquitetura”.

“Sem a certeza de lhes ter feito plena justiça, mantenho a consciência de que na Universidade só podemos oferecer resultados provisórios, mas para a sociedade devemos edificar obras resistentes ao tempo”, antecipa a docente.

Sobre Teresa Fonseca

Diplomada em Arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto (1980) e doutorada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (1997), Teresa Fonseca obteve o título de Agregado em 2018.

Na FAUP, lecionou disciplinas de Projeto (1981-2002), Espaço Público e Formas dos Equipamentos – Teoria do 4.º ano (2002-2023), Arquitetura do Espaço Público (2012-2020) Dissertação (2013-2016 e 2021-2023), tendo orientado 84 provas finais – dissertações de Mestrado e quatro teses de doutoramento.

Trabalhou como arquiteta desde 1977. O acervo profissional e académico de Teresa Fonseca integra os arquivos da Casa da Arquitetura /Centro Português de Arquitetura desde 20 de novembro de 2021.