Teixeira dos Santos vai fazer o enquadramento macroeconómico da sessão.

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), em parceria com a Deloitte, promove esta quarta-feira, 11 de dezembro, às 18h30, um debate sobre o Orçamento de Estado para 2014, que contará com a participação de Fernando Teixeira dos Santos, Professor da FEP e antigo Ministro das Finanças.

Neste debate aberto toda a comunidade, a ter lugar no Salão Nobre da FEP, caberá a Teixeira dos Santos fazer o enquadramento macroeconómico da sessão.  A análise do Orçamento de Estado será feita pelo Partner da Deloitte, Paulo Gaspar.

Em cima da mesa vão estar questões como a avaliação dos impactos na competitividade da economia, quais os ganhos e as perdas quando se aumentam impostos e quais os méritos e os perigos de cortes agressivos na despesa pública. Tudo isto numa linguagem simples e prática, através da qual se pretende desconstruir a complexidade do universo fiscal do Orçamento.

Esta sessão procurará ainda dar resposta a questões como: o desemprego é sinónimo de diminuição da receita de IRS e haverá espaço para aumento da receita do IVA? ; qual o peso real dos impostos na economia?; quais os fatores fiscais que promovem o empreendedorismo e a competitividade fiscal?

A sessão é aberta a toda a comunidade.