A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) será palco, no próximo dia 20 de janeiro, a partir das 18h00, do lançamento do livro  Mudam-se os Tempos, Mantêm-se os Desafios, da autoria de Fernando Teixeira dos Santos, antigo estudante e professor da FEP e ex-ministro das Finanças.

Em Mudam-se os Tempos, Mantêm-se os Desafios , Teixeira dos Santos propõe uma análise objetiva – assente em dados estatísticos (gráficos, quadros ilustrativos e sínteses conclusivas) e recorrendo a uma linguagem simples e acessível à generalidade dos leitores- daqueles que são os grandes desafios económicos que se colocam para o futuro de Portugal: a produtividade, o equilíbrio externo e as finanças públicas.

O resultado é um livro de economia que é também um olhar objetivo sobre o passado com os olhos postos no futuro, tendo como preocupação definir estratégias para vencer estrangulamentos estruturais que persistem há décadas.

Recorde-se que Fernando Teixeira dos Santos é o português que, em democracia, exerceu durante mais tempo o cargo de ministro das Finanças: cinco anos e onze meses completos (de 21 de julho de 2005 a 21 de junho de 2011). Este é também o conturbado período que antecipou o terceiro pedido de resgate financeiro de Portugal ao Fundo Monetário Internacional, no qual Teixeira dos Santos teve um papel decisivo.

“Ficar-lhe-emos a dever, para sempre, a clarividência que o levou a impedir o default da República, opondo-se a um primeiro-ministro cego, surdo e atraído pelo abismo”, escreve Daniel Bessa, no prefácio de Mudam-se os Tempos, Mantêm-se os Desafios.

“É minha convicção que já se passaram anos suficientes para que, de regresso às funções de professor de Economia, possa olhar para esses períodos com o necessário distanciamento e, consequentemente, poder refletir sobre eles com maior objetividade. É esse o meu propósito”, manifesta Teixeira dos Santos.

Com apresentação  de Álvaro Aguiar, docente e coordenador do Grupo de Economia da FEP, a sessão contará com a presença de Daniel Bessa (autor do prefácio). A abertura ficará a cargo do Diretor da FEP, José Varejão.

Os interessados em participar na sessão deverão confirmar a presença através do e-mail [email protected].

Sobre Fernando Teixeira dos Santos

Fernando Teixeira dos Santos licenciou-se em Economia em 1973 na Faculdade de Economia da U.Porto, tendo iniciado nesse mesmo a atividade docente na instituição. Doutorado em Economia na Universidade da Carolina do Sul (EUA), em 1985, assumiu o cargo de professor associado da FEP em 1991.

Com uma atividade letiva e científica desenvolvida nas áreas de Macroeconomia, Economia Monetária e Financeira, Economia e Finanças Públicas e Métodos de Previsão, foi ainda  presidente do Conselho Científico da faculdade, entre 1992 e 1995.

Fora da academia, foi membro do CEMPRE – Centro de Estudos Macroeconómicos e Previsão e consultor da Comissão de Coordenação da Região Norte. Entre 2000 e 2005, foi presidente da CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e presidente do Comité Executivo da International Organization of Securities Commissions( até 2004), já depois de uma primeira experiência governativa, enquanto secretário de Estado do Tesouro e das Finanças (entre 1995 e 1999),

Entre 2005 e 2011, ocupou os cargos de ministro de Estado e das Finanças, acumulando, durante alguns meses, a pasta de ministro da Economia e da Inovação.

Após a passagem pelo Governo, foi coordenador do MBA Executivo e do Magellan MBA da Porto Business School entre 2013 e 2016, tendo deixado o cargo para assumir a presidência  da Comissão Executiva do EuroBic (de 2016 a 2020).

Entre as inúmeras distinções que amealhou ao longo da carreira, incluem-se o  Distinguished Alumnus Award, da Darla Moore School of Business, Universidade da Carolina do Sul (1998), e o Prémio Carreira da FEP, que conquistou em 2017. Em 2005, foi agraciado pelo Presidente da República como Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e, em 2015, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.